A Itália, as negociações de paz, os termos do Tratado de Londres (1915) e a questão de Fiúme
25 Março 2021, 15:30 • Teresa Maria e Sousa Nunes
A Itália, as negociações de paz, os termos do Tratado de Londres (1915) e a questão de Fiúme
As reivindicações da Itália no decurso da negociação dos tratados de paz com as potências vencidas. A polémica sobre a fixação de fronteiras do Reino Servo-Croata-Esloveno: a exigência italiana no cumprimento dos termos territoriais do Tratado de Londres (1915). Os sectores nacionalistas italianos e o alargamento das pretensões a Fiúme. A heterogeneidade da estrutura demográfica de Fiúme e o surgimento de grupos nacionalistas italianos na cidade nos anos de 1917 e 1918.
A recepção deste movimento na Itália do pós Grande Guerra - os dias pró-Fiúme -, as condições económicas, financeiras e sociais no pós Grande Guerra e o respectivo impacto no sistema político.
A Vitória Mutilada - Gabriel D'Annunzio e a questão de Fiúme. O Memorandum Italiano ao Conselho dos Quatro e a redefenição das prioridades geoestratégicas da Itália perante a formação do Reino Servo-Croata-Esloveno. As movimentações militares italianas no território jugoslavo. A consolidação das reivindicações italianas à luz das pretensões belgas e japonesas. A ameaça de boicote à assinatura dos Tratados de Paz.
O posicionamento de franceses, ingleses e norte-americanos sobre o memorandum italiano; As tentativas renovadas de negociação, a pressão financeira em função da concessão de créditos e a declaração de Woodrow Wilson ao povo italiano, 21 de Abril de 1919.
A substituição do governo italiano e o reinício das negociações entre a Grécia, a Jugoslávia e a Itália - a redefinição das reivindicações do governo de Crispi. A cruzada de Annunzio: o avanço sobre Fiúme, em 11 de Setembro de 1919.
Os acordos de Rapallo e a resolução das questões territoriais italo-jugoslavas.