A Política externa Alemã entre 1933 e 1936 e a reacção das potências europeias
22 Abril 2021, 15:30 • Teresa Maria e Sousa Nunes
A Política externa Alemã entre 1933 e 1936 e a reacção das potências europeias
A viragem na política externa alemã e o abandono da Sociedade das Nações em 1933. As negociações franço-alemãs entre Novembro de 1933 e Abril de 1934 e os motivos da suspensão. O projecto francês de restabelecimento do serviço militar obrigatório e engrandecimento do exército e as suas repercussões na Alemanha. O Pacto Germano-polaco de não agressão e o seu significado na política externa francesa. A animosidade polaca à URSS e a apreensão causada pela aproximação diplomática entre a França e a União Soviética.
As opções diplomáticas de Louis Barthou - o isolamento diplomático da Alemanha, a aproximação à Itália, e as negociações com a URSS. O Pacto Oriental e as suas repercussões.
A Formação da Frente Stresa e o protagonismo de Pierre Laval na renovação de novos entendimentos franco-italianos para travar a Alemanha. As tentativas alemãs de anexação austríaca e a actuação italiana. Os princípios orientadores da Frente Stresa e os limites à convergência entre a França, a Itália e o Reino Unido.
As negociações inglesas com a Alemanha sobre a frota naval, a campanha da Etiópia e a aproximação italo-alemã. O Pacto Anti-Komintern e a Guerra Civil Espanhola.