Do conflito regional à Guerra Mundial - o início da Grande Guerra

4 Fevereiro 2021, 15:30 Teresa Maria e Sousa Nunes


O declínio do Império Austro-Húngaro, as propostas de reformulação orgânica propostas pelo Arquiduque Franicsco Fernando e o acolhimento obtido entre eslavos, checos, húngaros e austríacos.
O contexto da deslocação oficial do Arquiduque Francisco Fernando a Sarajevo e o assassinato do herdeiro do Império Dual.
A reacção do Império Austro-Húngaro: a divisão do executivo da Viena e a emergência dos conceitos de guerra punitiva e guerra preventiva. A posição do governo húngaro à eventualidade de um conflito entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia.
O Cheque em Branco: o apoio incondicional do Império Alemão às decisões da Austria-Hungria sobre a Sérvia.
O Ultimatum Austríaco à Sérvia e os seus objectivos. O polémico ponto 6 e as suas repercussões.
O posicionamento do Império Russo - a condenação do atentado ao Arquiduque e a ilegitimidade do ultimatum austríaco à Sérvia. A aliança franco-russa face ao conflito austro-sérvia.
O Reino Unido e a iminência do conflito europeu: da indisponibilidade em participar na guerra à inevitabilidade da beligerância. As tentativas alemãs de assegurar a neutralidade inglesa no conflito europeu. A questão belga: as consequências da violação da neutralidade da Bélgica e a decisão inglesa de declarar guerra ao Império Alemão.