1.Nome da unidade curricular

Europa: Guerras e Reconstrução no Século XX

TP2

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Teresa Maria e Sousa Nunes; TP 45+30 OP

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar as tendências políticas ocorridas na Europa no séc. XX;

Conhecer as causas, características e consequências políticas e institucionais da Grande Guerra;

Avaliar os factores determinantes da Revolução Bolchevique e a repercussão na Europa do pós I Guerra Mundial;

Analisar a relação entre a reconstrução europeia e as soluções políticas surgidas entre 1919 e 1933 no contexto europeu;

Compreender o advento da II Guerra Mundial, as suas motivações e especificidades;

Entender a Europa no contexto da Guerra Fria (1947-1993);

Explicar a reconfiguração política da Europa na década de 90.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

To identify the political trends occurred in Europe during the 20th Century;

To know the political and institutional causes, characteristics and consequences of the Great War;

To assess the key factors of the Bolshevik Revolution and its repercussion in Europe after the World War I;

To analyse the relation between the European reconstruction and the political solutions emerged since 1919 and 1939 in the European context;

To understand the beginning of the World War II and its motivations;

To apprehend Europe in the Cold War context (1947-1993);

To explain the political reconfiguration occurred in Europe during the 90s.

 

6.Conteúdos programáticos

I O século XX na Europa: perspectivas historiográficas e debates

II A Grande Guerra: da Guerra Civil Europeia à I Guerra Mundial. A Reestruturação Europeia do pós Guerra. A Europa e os Impérios;

III A Reconstrução Europeia e as soluções políticas autoritárias. O impacto da Revolução Bolchevique. Os Fascismos entre 1919 e 1939;

IV A Europa de Hitler e a II Guerra Mundial ;

V  A Guerra Fria e a Reconstrução da Europa Reconfigurada (1947-1993);

VI A Europa na década de 1990.

 

6.Syllabus

I The 20th Century in Europe: historiographic approaches and debates.

II The Great War: from the European civil war to the World War I. Restructuring after the war: Europe and the empires.

III The European Reconstruction and the authoritarian political solutions. The Bolshevik Revolution’s impact. The Fascisms since 1919 until 1939;

IV Hitler’s Europe and the World War II;

V The Cold War and the reconstruction of the rebuilt Europe (1947-1993);

VI Europe in the 1990s.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos foram concebidos para corresponder às necessidades de aprendizagem dos estudantes no domínio da evolução política da Europa no século XX tendo em conta as tendências estruturantes, as novas realidades e a complexidade do processo histórico.

 

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The syllabus was conceived to fulfil the needs of the students regarding the European political evolution during the 20th Century, considering the structural trends, the new realities and the complexity of the historical process.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As metodologias de ensino adoptadas combinam a exposição teórica para dar aos estudantes as linhas principais das matérias tratadas, a análise de fontes históricas e o debate promovido sobre as leituras dos estudantes (orientadas pelo professor).

Realização de uma prova de avaliação e de um trabalho de investigação; apresentação oral das conclusões.

 

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The teaching methodologies adopted are a mixed combination between the teacher’s lecture, for providing students with the guidelines on the issues been treated, the analysis of historic sources and the debate promoted on the student’s readings (oriented by the teacher).

The assessment is based in three key moments: an assessment and an investigation project which the students should submit in paper and in class.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino adoptadas pretendem corresponder aos objectivos de aprendizagem selecionados. Considera-se crucial o cruzamento entre a exposição teórica de conhecimentos e o trabalho desenvolvido pelos estudantes, nas leituras recomendadas, nos debates nas aulas, ou ainda na aquisição de experiência no contacto e trabalho de análise crítica das fontes históricas.

 

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching methodologies adopted aim to satisfy the learning outcomes selected. It’s consider crucial the encounter between the theoretical exposition in class and the students’ work on selected readings, on debates promoted in class or on the experience in handling critical analysis of historical sources.

 

10.Bibliografia

 

Berstein, Serge, Ils Ont Fait la Paix. Le traité de Versailles vu de France et d’ailleurs, Paris, Les Arènes, 2018 ;

Gerwarth, Robert, The Vanquished. Why the First World War failed to end war 1917-1923, Penguin Books, 2016;

Judt, T., Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Ed. 70, 2006;

Kershaw, Ian, To Hell and Back. Europe 1914-1949, Penguin Books, 2016;

Lorensini, Sara, Global Development. A Cold War History, New Jersey, Princeton University Press, 2019;

MacMillan, Margaret, Peacemakers. The Paris Conference of 1919 and its Attempt to End War, London, John Murray, 2001;

Milza, P., Les Fascismes, Éditions du Seuil, 2001 ;

Soutou, Henri-Georges, La Guerra de Cinquante Ans. Les relations Est-Ouest 1943-1990, Paris, Fayard, 2001;

Tooze, Adam, The Deluge. The Great War and the Remarking of the Global Order 1916-1931, Penguin Books, 2015;

Zamagni, V., Historia Economica de la Europa Contemporánea, Critica, 2001.