Sumários

Romeo Castellucci, Sobre o conceito do rosto do filho de Deus

11 Dezembro 2018, 15:00 Margarida Madureira

Visionamento do espectáculo de Romeo Castellucci, Sobre o conceito do rosto do filho de Deus
Reflexão sobre este espectáculo a partir da apresentação e discussão de dois textos:

  • Pitozzi, E. (2013). “O som e a cena contemporânea: notas sobre a noção de imagem acústica”, Moringa, 4 (1), 59-85.
  • Pitozzi, E. e Castellucci, R. (2010). “À beira das imagens: o cérebro como tela de projeção”, Cena, 8, 131-152


Abstracção e representação: Kandinsky e o espiritual na arte

4 Dezembro 2018, 15:00 Margarida Madureira

Abstracção e representação: Kandinsky e o espiritual na arte.
Apresentação e discussão de três estudos:
  • Agamben, Giorgio (2009). “O que é o contemporâneo?”, in O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 55-73
  • Henry, Michel (1988). Voir l'invisible: sur Kandinsky. Paris: Éditions François Bourin.
  • Kandinsky, W. (1910). Do espiritual na arte (M. Helena de Freitas, trad.). Lisboa: Dom Quixote (2003).


A cena do livro: Richard de Fournival, Bestiaire d’amour (2)

27 Novembro 2018, 15:00 Margarida Madureira

A cena do livro: Richard de Fournival, Bestiaire d’amour (2)


A cena do livro: Richard de Fournival, Bestiaire d’amour (1)

20 Novembro 2018, 15:00 Margarida Madureira

A cena do livro: Richard de Fournival, Bestiaire d’amour (1)
Apresentação e discussão do artigo de: H. Solterer (1989). “Letter writing…”
CORPUS DE ANÁLISE:

  • RICHARD DE FOURNIVAL, Le Bestiaire d’amour et la response du bestiaire (Gabriel Bianciotto, ed. bilingue). Paris: Champion, 2009 (versão. ingl.: Master Richard's Bestiary of Love and Response. Jeanette Beer, ed. West Lafayette, IN: Purdue University Press, 2000).
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
  • Madureira, Margarida, "La migration des signes: les bestiaires et le Bestaire d'Amour de Richard de Fournival", in Carlos C. Carreto (ed.), Lors te metra en la voie Mobilidade e literatura na Idade Média/Mobilité et littérature au Moyen Âge. Lisboa: Universidade Aberta, 2011, pp.355-364.
  • Solterer, Helen (1989). “Letter writing and picture Reading: medieval textuality and the Bestiaire d’Amour”, Word & Image, 5 (1), 131-147


Drama litúrgico dos Peregrinos de Emaús

13 Novembro 2018, 15:00 Margarida Madureira

Drama litúrgico dos Peregrinos de Emaús. Experiências sinestésicas
Apresentação e discussão de M. Kobialka, “«Whom do you seek?»…”
CORPUS DE ANÁLISE

  • Drama litúrgico dos Peregrinos de Emaús (Rouen, BM, ms. 222)
BIBLIOGRAFIA PASSIVA
  • Kobialka, Michal (1999), “«Whom do you seek?» Fides quaerens inttelectum", in This is my Body. Representational practices in the early Middle Ages. Ann Arbor: The University of Michigan Press, pp.101-145.
  • Palazzo, Éric (2010), “Art, liturgy, and the five senses in the early Middle Ages”, Viator, 41 (1), 25-56.