Sumários
22 Abril 2025, 15:30
•
Claudia Jeanette Fischer
Comentários ao paper #1;
E.T. A. Hoffmann e a relevância da sua "Crítica à 5a sinfonia de Beethoven" na transformação de uma estética musical no século XIX.
TPC: Leitura de Hoffmann, "Cavaleiro Gluck" e de Novalis "Fragmentos" (selecção disponível na plataforma Moodle).
8 Abril 2025, 15:30
•
Claudia Jeanette Fischer
A génese do Lied como composição artística.
Correspondências métrica - ritmo musical.
Revisão e continuação de Goethe "Der Erlkönig" [O Rei dos Álamos/Elfos] e as sucessivas composições musicais sobre esta balada.
Franz Schubert "Gretchen am Spinnrade" (op. 2)
Apresentação sobre artigo de Steven Paul Scher, "Comparing Poetry and Music: Beethoven’s Goethe Lieder as Composed Reading (1986). Contido em https://elearning.ulisboa.pt/mod/resource/view.php?id=512757 , p. 223.
TPC: Ler "Fragmentos" de Novalis e "Crítica à 5a sinfonia de Beethoven" de E.T.A. Hoffmann (Moodle)
1 Abril 2025, 15:30
•
Claudia Jeanette Fischer
Pensamento de Goethe sobre a música.
Goethe "Der Erlkönig" [O Rei dos Álamos/Elfos] e as sucessivas composições musicais sobre esta balada.
O Lied, novo género cultivado pelos românticos.
Schubert "Der Erlkönig", op. 1.
25 Março 2025, 15:30
•
Claudia Jeanette Fischer
Kleist: retomar das questões da sessão anterior;
Teoria do fantástico segundo Tzvetan Todorov; os conceitos de fantástico/ fantasia e de Unheimlich na literatura romântica.
Walter Pater: "The School of Giogone" (Apresentação)
18 Março 2025, 15:30
•
Claudia Jeanette Fischer
Professor visitante, Alexander Kosenina, sobre Heinrich von Kleist: A Santa Cecília, ou a Força da Música.
TPC: Leitura de Wackenroder: «Um maravilhoso conto oriental de um santo nu», 1799.