Sumários

Música programática / de cinema (aula em videoconferencia)

6 Maio 2020, 15:00 Claudia Jeanette Fischer

Comentários sobre o paper #2 (incluindo como elaborar a bibliografia)

Música programática / de cinema (exemplos em e-learning) 
Brainstorming conceitos encontrados/tratados ao longo do semestre. 


Filosofia e estética musical

29 Abril 2020, 15:00 Claudia Jeanette Fischer

A importância de Schopenhauer, Hegel e Nietzsche para a estética musical do séc XIX. 

Os ciclos de Lieder de Franz Schubert e Robert Schumann. A figura do caminhante solitário. 
Apresentação oral sobre a Sonata a Kreutzer de L. Tolstoi (por Tiago Ramos) 
TPC: Envio de projecto para trabalho final. 


Da música absoluta ao virtuosismo musical (aula em videoconferência)

22 Abril 2020, 15:00 Claudia Jeanette Fischer

Hoffmann e a sua apreciação de Beethoven. 

Carl Dahlhaus e a ideia de música absoluta. Síntese dos trechos
"O Barão de B." como exemplo de auto-ironia romântica
Apresentação de excerto sobre música de O mundo como vontade e representação (1819), de Arthur Schopenhauer.  (Luís)
Paganini e Liszt - paradigmas do virtuosismo musical no século XIX. 
TPC: Paper #2 data-limite  de entrega dia 30. 4. 


Kleist e Hoffmann (aula em videoconferência)

15 Abril 2020, 15:00 Claudia Jeanette Fischer

Reagendamento das sessões e indicações para o trabalho final

Kleist, Análise de "A Santa Cecília" e comparação com "Cavaleiro Gluck" em termos de estilo e forma narrativa. 
Apresentação oral de E.T.A. Hoffmann, "Beethoven's Instrumental Music" (1813) por Maria
Termos musicais em "Cavaleiro Gluck"

TPC: Releitura de "Cavaleiro Gluck", 
Leitura de "O Barão de B." Estar atento a perguntas no fórum dedicado a estes dois textos. 
Síntese do parágrafo atribuído de Carl Dahlhaus, The Idea of Absolute Music


Revisão autores / Walter Pater / Kleist (aula em videoconferência)

1 Abril 2020, 15:00 Claudia Jeanette Fischer

Revisão dos autores lidos/ mencionados até agora (tabela em E-learning)

O romantismo nos quadro de Casper David Friedrich ( Khan Academy
O esteticismo finissecular de Walter Pater e as suas origens no romantismo (leitura de excerto de "The School of Giorgione", in The Renaissance) - apresentação oral de Mariana
Heinrich von Kleist: "Sobre o teatro de Marionetas" e primeira abordagem de "A santa Cecília".
TPC: Releitura de Kleist, "A Santa Cecília", observando a) polaridades / oposições e b) referências ao corpo
Leitura de Hoffmann, "O cavaleiro Gluck"; 
Preparação de apresentação oral (Maria)  da crítica musical de Hoffmann.