Sumários
6 Maio 2020, 15:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Comentários sobre o paper #2 (incluindo como elaborar a bibliografia)
Música programática / de cinema (exemplos em e-learning)
Brainstorming conceitos encontrados/tratados ao longo do semestre.
29 Abril 2020, 15:00
•
Claudia Jeanette Fischer
A importância de Schopenhauer, Hegel e Nietzsche para a estética musical do séc XIX.
Os ciclos de
Lieder de Franz Schubert e Robert Schumann. A figura do caminhante solitário.
Apresentação oral sobre a
Sonata a Kreutzer de L. Tolstoi (por Tiago Ramos)
TPC: Envio de projecto para trabalho final.
22 Abril 2020, 15:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Hoffmann e a sua apreciação de Beethoven.
Carl Dahlhaus e a ideia de música absoluta. Síntese dos trechos
"O Barão de B." como exemplo de auto-ironia romântica
Apresentação de excerto sobre música de
O mundo como vontade e representação (1819), de Arthur Schopenhauer. (Luís)
Paganini e Liszt - paradigmas do virtuosismo musical no século XIX.
TPC: Paper #2 data-limite de entrega dia 30. 4.
15 Abril 2020, 15:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Reagendamento das sessões e indicações para o trabalho final
Kleist, Análise de "A Santa Cecília" e comparação com "Cavaleiro Gluck" em termos de estilo e forma narrativa.
Apresentação oral de E.T.A. Hoffmann, "Beethoven's Instrumental Music" (1813) por Maria
Termos musicais em "Cavaleiro Gluck"
TPC: Releitura de "Cavaleiro Gluck",
Leitura de "O Barão de B." Estar atento a perguntas no fórum dedicado a estes dois textos.
Síntese do parágrafo atribuído de Carl Dahlhaus,
The Idea of Absolute Music
1 Abril 2020, 15:00
•
Claudia Jeanette Fischer
Revisão dos autores lidos/ mencionados até agora (tabela em E-learning)
O romantismo nos quadro de Casper David Friedrich (
Khan Academy)
O esteticismo finissecular de Walter Pater e as suas origens no romantismo (leitura de excerto de "The School of Giorgione", in
The Renaissance) - apresentação oral de Mariana
Heinrich von Kleist: "Sobre o teatro de Marionetas" e primeira abordagem de "A santa Cecília".
TPC: Releitura de Kleist, "A Santa Cecília", observando a) polaridades / oposições e b) referências ao corpo
Leitura de Hoffmann, "O cavaleiro Gluck";
Preparação de apresentação oral (Maria) da crítica musical de Hoffmann.