Sumários
Livro dos Perícopes do imperador Henrique II
17 Outubro 2016, 10:00 • Margarida Madureira
Significação per verba e significação per res. A elaboração teórica dos quatro sentidos da Escritura sagrada.
A escultura da Crucificação na encadernação do Livro dos Perícopes, do imperador Henrique II. A visita das três Marias ao Sepulcro. Contextos narrativos: biografia de Cristo e a história universal; e contexto teológico-doutrinário.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
-
Beauchamp, Paul, "Sens de l'Écriture", in Jean-Yves Lacoste (ed.), Dictionnaire critique de théologie. Paris: PUF, 2002, pp.1098-1103.
- Ferber,
Stanley, “Crucifixion iconography in a group of Carolingian ivory plaques”, The Art Bulletin, 48 (3-4), 1966, pp.323-334. [JSTOR]
- Komonchak, Joseph A., Lane, Dermot A. e Collins, Mary (eds)., The New Dictionary of Theology. Collegeville, Minnesota : The Liturgical Press, 1993. [Universidade Católica, Biblioteca João Paulo II]
- Livro dos Perícopes, fac simile URL:
Drama litúrgico: análise do Quem quaeritis
10 Outubro 2016, 10:00 • Margarida Madureira
Criação, encarnação e a justificação das imagens: Gregório Magno, João Damasceno. Iconografia de Deus e o "teatro" litúrgico.
Análise do Quem quaeritis em relação com: a) o relato evangélico da visita das três Marias ao sepulcro de Cristo; b) representação iconográficas do mesmo episódio evangélico.
O Quem quaeritis em contexto: sequência da liturgia pascal.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
- Kojève, Alexandre, “L’origine chrétienne de la science moderne”, in Mélanges Alexandre Koyré publiés à l'occasion de son soixante-dixième anniversaire. Paris: Hermann, 1964, II, pp.295-306.
- Leupin, Alexandre, Fiction and Incarnation. Rhetoric, Theology, and Literature in the Middle Ages. Minneapolis-London: University of Minnesota Press, 2003 (ed. orig.: Fiction et incarnation: Littérature et théologie au Moyen Âge. Paris: Flammarion, 1993).
Teatro e intermedialidade
3 Outubro 2016, 10:00 • Margarida Madureira
Estudos Interartes, eetudos intermédia e estudos intermediais. Performatividade e intermedialidade: o teatro como paradigma das artes (Chiel Kattenbelt).
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
- AUSLANDER, Philip, Liveness. Performance in a Mediatized Culture. London: Routledge, 1999.
- BRILHANTE, Maria João, “Literatura e teatro”, in Kelly Basílio (ed.), Concerto das Artes. Porto: Campo das Letras, 2007, pp.457-481.
- CLÜVER, Claus, “Inter textus/ Inter artes/ Inter media”, Aletria, 6, 2006, pp.11-41.
- CLÜVER, Claus, “Intermediality and interarts studies”, in Jens Arvidson et alii (dir.), Changing Borders. Contemporary Positions in Intermediality. Lund: Intermedia Studies Press, 2007, pp.19-37.
- KATTENBELT, Chiel, “Theatre as the art of the performer and the stage of intermediality”, in Freda Chapple e Chiel Kattenbelt (eds.), Intermediality in theatre and performance. Amsterdam: Rodopi, 2006, pp.29-39.
- LARRUE, Jean-Marc (dir.), “Du média à la médiation: les trente ans pensée intermédiale et la résistance théâtrale”, in Jean-Marc Larrue (ed.), Théâtre et intermédialité. Villeneuve d'Ascq : Presses Universitaires du Septentrion, 2015, pp.27-56.
Fundamento teológico da representação na Idade Média
26 Setembro 2016, 10:00 • Margarida Madureira
Transcendência divina
e representação. Teologia da imagem na Idade Média. Criação e encarnação. Modalidades de representação.
Referências: Dionísio Areopagita, Suger e o gótico. Enguerrand Quarton, Coroação da Virgem pela Trindade
Apresentação do programa e da bibliografia. Metodologias de ensino. Regras de avaliação
19 Setembro 2016, 10:00 • Margarida Madureira
Apresentação do programa: objectivos e conteúdos. Edições de textos. Bibliografia passiva. Metodologias de ensino e de avaliação.