"Poesia oral", "poesia performativa": questões e problemas

7 Novembro 2017, 12:00 Pénélope Jeanne Patrix

- inscriçoes as apresentações orais- leitura detalhada dos 2 primeiros capítulos do livro de Paul Zumthor, Introdução à poesia oral:> Apresentação do P. Zumthor, medievista, e da originalidade da sua abordagem da "literatura" medieval
> Explicação do cap. 1: 

  • Importância das tradições orais na cultura europeia e mundial
  • Uma "ciencia da voz" / uma conceição mística, erótica e psicanalítica 
  • def. "palavra" (spoken word / parole)
  • A voz como medium. "A voz se diz enquanto diz" // "The medium is the message". Uma "tecnologia" da voz (versus a voz como elemento "natural"), socialmente determinada e codificada 
  • As funções da voz na comunicação (função expressiva, fática, poética, cf. as funções da linguagem de Jakobson). O prazer da voz e a sua operatividade
> Explicação do cap. 2:
  • questões disciplinarias, criar um campo de investigação dedicado a oralidade poética 
  • a separação com o folklore
  • culturas hegemónicas, dominantes, legítimas vs. culturas subalternas ; relação com as classes sociais. A literatura vs. a poesia oral na "idade do livro". Quando questões de ordem social encontram questiones de ordem estética
  • as oposições entre oral / escrito e entre popular/culto. Interferências e idas e voltas. Exemplos de obras literárias "populares" e de formas orais "cultas"
  • a mecanização do som: mudança de paradigma
  • definição de "performance"
  • definição de "media"