"Poesia oral", "poesia performativa": questões e problemas
7 Novembro 2017, 12:00 • Pénélope Jeanne Patrix
- inscriçoes as apresentações orais- leitura detalhada dos 2 primeiros capítulos do livro de Paul Zumthor, Introdução à poesia oral:> Apresentação do P. Zumthor, medievista, e da originalidade da sua abordagem da "literatura" medieval
> Explicação do cap. 1:
- Importância das tradições orais na cultura europeia e mundial
- Uma "ciencia da voz" / uma conceição mística, erótica e psicanalítica
- def. "palavra" (spoken word / parole)
- A voz como medium. "A voz se diz enquanto diz" // "The medium is the message". Uma "tecnologia" da voz (versus a voz como elemento "natural"), socialmente determinada e codificada
- As funções da voz na comunicação (função expressiva, fática, poética, cf. as funções da linguagem de Jakobson). O prazer da voz e a sua operatividade
- questões disciplinarias, criar um campo de investigação dedicado a oralidade poética
- a separação com o folklore
- culturas hegemónicas, dominantes, legítimas vs. culturas subalternas ; relação com as classes sociais. A literatura vs. a poesia oral na "idade do livro". Quando questões de ordem social encontram questiones de ordem estética
- as oposições entre oral / escrito e entre popular/culto. Interferências e idas e voltas. Exemplos de obras literárias "populares" e de formas orais "cultas"
- a mecanização do som: mudança de paradigma
- definição de "performance"
- definição de "media"