A canção, uma prática poética, vocal e performativa na cidade. O fado de Lisboa

9 Novembro 2017, 12:00 Pénélope Jeanne Patrix

- Inscrições as apresentações orais - Breve comentário critico sobre o livro de Zumthor- Sobre a preferencia pela denominação "poesia performativa" vs. a denominação "poesia oral"- A canção: introdução. Elementos verbais, musicais, vocais, corporais agem conjuntamente para produzir significados complexos. A necessidade de uma abordagem "intermédia" da canção, tomando em conta não só o texto mas também as partes acústica e cênica. O cantor/a cantora como "interprete" do texto, intermediário entre o poema e o-s ouvinte-s. - O fado de Lisboa: breve apresentação: uma canção popular urbana; ao mesmo tempo amadora e profissional; oral, "viva", escrita e mediatizada; comunitária e comercializada; local e global, e desde 2011 "patrimônio cultural imaterial da humanidade" da UNESCO. - O repertório fadista: repertório tradicional vs. fado-canção. Diferentes contextos e tipos de praticas na cidade de Lisboa. Dispositivos performativos.
- Analise de exemplos à partir de um corpus híbrido. Beatriz da Conceição, "Madrugada sem sono". Apresentação do corpus. Variações de contextos, variações do texto, variações da interpretação.