Apresentação da Cadeira e do Syllabus - Playing with Mona Lisa

30 Janeiro 2019, 10:00 Francesca Negro

A presentação do programa da Cadeira e do Syllabus. 


Reflexões sobre metodologias de comparação e sobre a ideia de Rescrita e Apropriação

Syllabus provisório

 

Dia 30 Janeiro                     Apresentação do curso.

Explicação da calendarização, das tarefas e do sistema de avaliação.

Introdução: alguns elementos básicos da análise comparatista.

Dia 1 Fevereiro                   

Temas e Motivos. Fortuna dum autor e duma obra, rescrita tudo em função duma mudança de meio. Conceitos do comparativismo aplicados ao diálogo Inter-Artístico

Dia 6 Fevereiro     
Toda a escrita é literatura?
Reflexões sobre : poesia e Manifesto: Vladímir Majakóvskij e Tommaso Marinetti

 

CLÜVER,Claus. Intertextus/Interartes/Intermedia”,in Revista Aletria.BeloHorizonte,vol.6,jul-  dez,11–41.

 

Conceitos introductórios à cultura visual:  Conceitos de médium specificities , post-medium condition, multemedialidade, intermedialidade, transmedialidade e remedialidade.

 

Dia 8 Fevereiro        Intermedia e multimédia

Mitchell, W.J.T., The are no visual media, in Journal of visual culture, SAGE, 2005, Vol 4(2): 257-266.

 

Dia 13 Fevereiro

RAJEWSKY, Irina O. “Intermediality,intertextuality,andremediation:aliteraryperspective on intermediality”, In Intermédialités, nº6,Automne, 2005, 43--64.

 

Remediação: exemplos.

Dia 15 Fevereiro     

LAGERROTH, Ulla-Britta, Hans Lund, and Erik Hedling(eds.). Interart Poetics. Essays on the Interrelations of the Arts and Media, Amsterdam; Atlanta,1997.

 

Dia 20            Fevereiro      

Higgins Dick, Intermedia, Leonardo, 2001, vol 34, Nº 1: 49-54.

Victor Stoikita , La naissance de la nature morte comme processus intertextuel + Marges em L’instauration du tableu, Droz, Genève, 1999.

Dia 22            Fevereiro         

KATTENBELT,Chiel. “Intermediality in theatre and performance: definitions,perceptions and medial relationships”, in Culture, Language and Representation, 2008, vol.VI: 19--29.

 

Dia 27   Fevereiro  

Spielmann, Yvonne. Intermedia in Electronic Images, Leonardo, 2001, vol 34, No 1: 55-61.

 

Dia 1 Março

MÜLLER Jürgen E, Vers l’intermédialité Magazine, mediamorphoses: 99-111

AGAMBEN Giorgio:  O que é um Dispositivo? Em A imanencia: uma vida...Trad. Tomaz Tadeu. Educar;ao e realidade, n.27, jul/dez 2002, p.9-16.

 

Dia 8 Março             

ESCRITA E IMAGEM

BENJAMIN Walter, A obra de arte na época da sua reprodução mecanizada,

Os instrumentos das artes: quais são os instrumentos da literatura? Onde encontro a literatura? Qual é o meio? A escrita ou a literatura?

O encontro entre palavra e imagem na escrita sequencial do feulleuton e da banda desenhada

Dia 13         Março POESIA e representação

James A. W. Heffernan, Ekphrasis and Representation

 

LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

Dia 15 Março  

Pintura  concettual e  ESCULTURA

Ives klein a victoria de samotracia e parede de fogo; rothkco, Alberto burri

 

ALPERS Svetlana,The Art of Describing : Dutch Art in the Seventeenth Century

Cap 2. "Ut pictura, ita visio": Kepler’s Model of the Eye and the Nature of Picturing in the North

Dia 20 Março  Exame

 

Dia 22         Março 

Barthes Roland, A câmara Clara, Lisboa, Edições 70, 2010.

FOTOGRAFIA

Dia 27 Março    CINEMA

Ágnes Pethő The Screen is a Blank Page: Jean-Luc Godard’s Word and Image Plays, pp. 159 – 186

 

Dia 29                    

cinema e banda desenhada

NEGRO Francesca “Waltz with Bashir”, estética da Guerra e das emoções in Estética das emoções, Lisboa, Húmus, 2011

Dia 3 Abril  

LEPECKI André, The Body as Archive: Will to Re-Enact and the Afterlives of Dances

 

LEPECKI André, Choreographic Critiques of the Object

 

PERFORMANCE E DANÇA

Dia 5 Abril  

  Arquitectura e design Moholy Nagy - Bauhaus e Gestalt

NEGRO Francesca, A memória na criação do Espaço, As cidades invisíveis e A memória do mundo de Italo Calvino

Le Corbusier: “Sol, espaço, árvores: a lei do urbanismo” em Naturalismo(s), Lisboa, Húmus, 2013.

 

Dia 10  Abril

ARTE URBANA E GRAFFITI

Bansky

Dia 12 Abril  

ARTE DIGITAL

Comunicação do título do trabalho final e orientação

 

Dia 24 Abril não há aula

 

Dia 27 Abril comentário da obra O Atlas do Corpo de G. M Tavares.

 

Dia 3 Maio comentário da obra O Atlas do Corpo de G. M Tavares.

 

Dia 8 Maio comentário da obra O Atlas do Corpo de G. M Tavares.

 

Dia 10 Entrega trabalhos finais comentário da obra O Atlas do Corpo de G. M Tavares.