ESTUDOS INTERARTES E INTERMEDIA (TP1)

Margarida Madureira (mmadureira@campus.ul.pt)


Esta unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências analíticas e críticas sobre modalidades de relações e interacções entre diferentes artes e respectivos media, tendo em conta a porosidade e oscilação de fronteiras entre media artísticos e media não artísticos.

I.       As 11 primeiras aulas serão consagradas à constituição do campo disciplinar e à caracterização e problematização de noções e conceitos estruturantes, sempre em referência a objectos artísticos que permitam treinar a competência crítica e analítica.

Corpus de análise: Guillaume Apollinaire, Augusto de Campos, Lourdes Castro, Marcel Duchamp, Eadweard Muybridge, Francisco de Goya, Jean-Auguste-Dominique Ingres, Joan Miró, João Cabral de Melo Neto, Carlos de Oliveira, Pablo Picasso, Jorge de Sena e Vincent Van Gogh.

II.     A segunda parte do semestre questionará problemas de (im)possível equivalência entre sistemas semióticos diferentes, através da análise detalhada de diferentes objectos artíticos.

1.     “O cinema não filma livros” (J. M. Grilo): Perceval le Gallois, de Éric Rohmer, e o Perceval, de Chrétien de Troyes.

Corpus de análise:

  • Chrétien de Troyes (1999), Perceval ou o Conto do Graal (Jacqueline Medeiros Baptista, trad.). Mem Martins: Publicações Europa-América, 2008.
  • Rohmer, Éric (1978). Perceval o Galês. Lisboa: Midas Filmes, 2009 (DVD).

2.     “Mise em abyme” teatral no cinema:  O Bobo, de José Álvaro Morais.

Corpus de análise:

  • Bene, Carmelo (1968). Nostra Signora dei Turchi. Roma: Fondazione l'Immemoriale di Carmelo Bene, 2008.
  • Herculano, Alexandre (1843-1878). O Bobo (intr. Ernesto Rodrigues). Lisboa: Ulisseia, 2005.
  • Morais, José Álvaro (1987). O Bobo. Lisboa: Atalanta Filmes, 2005 (DVD).

3.     Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus

Corpus de análise:

  • Antonello da Messina (1475). "Salvator Mundi".
  • Arbus, Diane (1962). “Child with a toy hand grenade in Central Park” (New York)
  • Castellucci, Romeo (2011). Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus.

II.   Avaliação

A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos:

1.     Dois exercícios escritos (30% cada), a realizar nos dias 26 de Outubro e 7 de Dezembro.

Os estudantes que não compareçam a um destes elementos de avaliação pelos motivos previstos na lei e apresentem a respectiva justificação no prazo de 10 (dez) dias úteis terão oportunidade de realizar uma 2ª chamada sobre a mesma matéria no dia 14 de Dezembro.

2.     Apresentação individual de um texto ou de um tópico, cujos temas e calendário serão propostos no início do semestre, respectiva sinopse (máx. 350 palavras) e bibliografia (30%).

A data da apresentação dependerá do tema escolhido pelo aluno, devendo a sinopse e a bibliografia ser entregues com dois dias de antecedência.

3.     Acompanhamento das actividades lectivas, incluindo a assiduidade, a participação em aula, a elaboração de trabalhos facultativos, a pontualidade e a regularidade na entrega dos elementos de avaliação solicitados (10%)

III.  Bibliografia Essencial

CLÜVER, Claus (2006). “Inter textus / inter artes / inter media”, Aletria, 6, pp.11-41

–––– (2007). “Intermediality and interart studies”, in J. Arvidson, M. Askander, J. Bruhn, e H. Führer (ed.), Changing Borders. Contemporary Positions in Intermediality. Lund: Intermedia Studies Press, pp.19-37.

DINIZ, Thaïs Flores Nogueira e VIEIRA, André Soares, org. (2012). Intermidialidade e Estudos Interartes II. Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG.

FIGUEIREDO, Camila A. P. de, OLIVEIRA, Solange Ribeiro de e DINIZ, Thaïs Flores Nogueira, org. (2020), A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: UFSM.

RIPPL, Gabriele, ed. (2015). Handbook of Intermediality. Berlim: De Gruyter.

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