ESTUDOS INTERARTES E INTERMEDIA (TP1) Margarida Madureira (mmadureira@campus.ul.pt) |
Esta unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências analíticas e críticas sobre modalidades de relações e interacções entre diferentes artes e respectivos media, tendo em conta a porosidade e oscilação de fronteiras entre media artísticos e media não artísticos.
I. As 11 primeiras aulas serão consagradas à constituição do campo disciplinar e à caracterização e problematização de noções e conceitos estruturantes, sempre em referência a objectos artísticos que permitam treinar a competência crítica e analítica.
Corpus de análise: Guillaume Apollinaire, Augusto de Campos, Lourdes Castro, Marcel Duchamp, Eadweard Muybridge, Francisco de Goya, Jean-Auguste-Dominique Ingres, Joan Miró, João Cabral de Melo Neto, Carlos de Oliveira, Pablo Picasso, Jorge de Sena e Vincent Van Gogh.
II. A segunda parte do semestre questionará problemas de (im)possível equivalência entre sistemas semióticos diferentes, através da análise detalhada de diferentes objectos artíticos.
1. “O cinema não filma livros” (J. M. Grilo): Perceval le Gallois, de Éric Rohmer, e o Perceval, de Chrétien de Troyes.
Corpus de análise:
- Chrétien de Troyes (1999), Perceval ou o Conto do Graal (Jacqueline Medeiros Baptista, trad.). Mem Martins: Publicações Europa-América, 2008.
- Rohmer, Éric (1978). Perceval o Galês. Lisboa: Midas Filmes, 2009 (DVD).
2. “Mise em abyme” teatral no cinema: O Bobo, de José Álvaro Morais.
Corpus de análise:
- Bene, Carmelo (1968). Nostra Signora dei Turchi. Roma: Fondazione l'Immemoriale di Carmelo Bene, 2008.
- Herculano, Alexandre (1843-1878). O Bobo (intr. Ernesto Rodrigues). Lisboa: Ulisseia, 2005.
- Morais, José Álvaro (1987). O Bobo. Lisboa: Atalanta Filmes, 2005 (DVD).
3. Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus
Corpus de análise:
- Antonello da Messina (1475). "Salvator Mundi".
- Arbus, Diane (1962). “Child with a toy hand grenade in Central Park” (New York)
- Castellucci, Romeo (2011). Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus.
II. Avaliação
A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos:
1. Dois exercícios escritos (30% cada), a realizar nos dias 26 de Outubro e 7 de Dezembro.
Os estudantes que não compareçam a um destes elementos de avaliação pelos motivos previstos na lei e apresentem a respectiva justificação no prazo de 10 (dez) dias úteis terão oportunidade de realizar uma 2ª chamada sobre a mesma matéria no dia 14 de Dezembro.
2. Apresentação individual de um texto ou de um tópico, cujos temas e calendário serão propostos no início do semestre, respectiva sinopse (máx. 350 palavras) e bibliografia (30%).
A data da apresentação dependerá do tema escolhido pelo aluno, devendo a sinopse e a bibliografia ser entregues com dois dias de antecedência.
3. Acompanhamento das actividades lectivas, incluindo a assiduidade, a participação em aula, a elaboração de trabalhos facultativos, a pontualidade e a regularidade na entrega dos elementos de avaliação solicitados (10%)
III. Bibliografia Essencial
CLÜVER, Claus (2006). “Inter textus / inter artes / inter media”, Aletria, 6, pp.11-41
–––– (2007). “Intermediality and interart studies”, in J. Arvidson, M. Askander, J. Bruhn, e H. Führer (ed.), Changing Borders. Contemporary Positions in Intermediality. Lund: Intermedia Studies Press, pp.19-37.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira e VIEIRA, André Soares, org. (2012). Intermidialidade e Estudos Interartes II. Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG.
FIGUEIREDO, Camila A. P. de, OLIVEIRA, Solange Ribeiro de e DINIZ, Thaïs Flores Nogueira, org. (2020), A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: UFSM.
RIPPL, Gabriele, ed. (2015). Handbook of Intermediality. Berlim: De Gruyter.