Programa (na língua de ensino)

A literatura é dificilmente equacionável fora do âmbito mais alargado do sistema das artes, e portanto conduz a um questionamento de noções de âmbito disciplinar, a uma discussão de problemas de linguagem e metalinguagem, e à leitura e comentário atentos de obras nas quais o trânsito intersemiótico, o diálogo interartístico ou a contaminação intermedial perturbam a estabilidade de fronteiras epistemológicas e críticas por vezes tidas como certas. Uma perspectiva desta natureza exige a conside­ração de vínculos com os domínios das artes visuais e da música, já de alcance histórico, bem como com esferas comuni­cacionais não necessariamente artísticas na sua origem, uma vez que, em rigor, será este o aspecto que claramente distancia as práticas intermediais da actua­lidade das suas congé­neres mais antigas. Este Programa visa assim a problematização de várias modalidades de diá­logo intersemiótico, com vista a um enten­dimento fecundo do carácter particular de alguns criadores e de certos fenómenos cria­tivos. Com base na obser­vação de objectos concretos que ao longo da História tenham colocado questões decisivas de transposição, de combinação ou de reconfiguração intermedial e/ou interartística, pro­curar-se-á reflectir sobre os seguintes núcleos tópico-temáticos: 1. Intertextos, interartes, intermedia; 2. Da mimesis à ekphrasis (a poesia não é como a pintura); 3. Colagens e caligramas; 4. «Nunca perdoarei o que me fez esta música»: walkmen & women; 5. A Idade Media na literatura. 

Avaliação (na língua de ensino) 

Avaliação contínua, com três elementos de avaliação: participação nas aulas (10%) e dois testes escritos (40% + 50%).

 

Bibliografia (selecção)

Aa. Vv., Intermidialidade e Estudos Interartes, 2 vols., Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2012.

Bolter, Jay David, e Grusin, Richard, Remediation: Understanding New Media, Cambridge, MIT Press, 1999.

Clüver, Claus, «Inter textus / inter artes / inter media», Aletria, 6, 2006.

Frias, Joana Matos (org.), Passagens: Poesia, Artes Plásticas, Lisboa Assírio & Alvim, 2016.

Gumbrecht, Hans Ulrich, «Why Intermediality — if at all?», Intermédialités, 2, 2003.

Heffernan, James A. W., Museum of Words. The Poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery, Chicago e Londres, The University of Chicago Press, 1993.

Krieger, Murray, Ekphrasis – The Illusion of the Natural Sign, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1992.

Louvel, Liliane, Le Tiers Pictural: Pour Une Critique Intermédiale, Rennes, PUR, 2010.

Mitchell, W. J. T., Picture Theory, Chicago, The University of Chicago Press, 1994.

Nancy, Jean-Luc, Les Muses, Paris, Galilée, 1994.

Perloff, Marjorie, Unoriginal Genius: Poetry by Other Means in the New Century, University of Chicago Press, 2010.

Rajewsky, Irina O., «Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on Intermediality», Intermédialités, 6, 2005.

Rancière, Jacques, O Destino das Imagens, Lisboa, Orfeu Negro, 2017.

Rippl, Gabriele (ed.), Handbook of Intermediality, Berlim, De Gruyter, 2015.

 

OBS.: Para cada ponto do programa será fornecida bibliografia específica.

Anexos