Sumários

Férias da Páscoa

17 Abril 2019, 14:00 Patrícia Soares Martins

Pausa lectiva


A novela de Mário de Carvalho : O Conde de Jano

12 Abril 2019, 14:00 Patrícia Soares Martins

Os temas do romanceiro na escrita de Mário de Carvalho. Leitura da novela O Conde de Jano. O "rimance" medieval e a sua revisitação contemporânea.
Alguns temas de Bakthine: o dialogismo do romance. O "dito" (as formas tradicionais, populares)  e a sua dialogização.


Hölder de Hölderlin

10 Abril 2019, 14:00 Patrícia Soares Martins

A figura convoca não uma personagem histórica ou na História, mas uma constelação de ideias e de textos que não constituem o seu "intertexto" mas constituem a própria matéria "ficcional", as hipóteses de sentido de que se parte. No caso de Hölder de Hölderlin: Heidegger e as leituras que faz da obra de Hölderlin,, o momento do apagamento dos deuses e do esquecimento do Ser na metafísica Ocidental e o papel que o poeta deve desempenhar na restituição do sagrado e na revelação do Ser.  O poeta Hölderlin, para Llansol é o celebrante e a vítima sacrificial da palavra poética. 


Hölder de Hölderlin

5 Abril 2019, 14:00 Patrícia Soares Martins

O texto llansoliano e a questao da escrita e da leitura. Entre o escrevente e o legente a escrita da leitura e e a leitura da escrita. A "voz narrativa" e não o narrador.  A "cena fulgor": o êxtase contra a verosimilhança.  A figura e  não a personagem. Leitura de passagens do texto Hölder de Hölderlin elucidativas destas problemáticas.


Escrita e leitura em Maria Gabriela Llansol

3 Abril 2019, 14:00 Patrícia Soares Martins

Leitura cruzada de "Hölder de Hölderlin" em O Senhor de Herbais e o texto "Hölder de Hölderlin". Llansol e as "várias estéticas" ou modos de representação,  da mais "realista", representada no texto por Eusébia e Austen,à "estética do bolor", no texto llansoliano, da qual Hölderlin é o mediador.
Llansol e a literatura portuguesa do século XX, segundo a própria ( O Senhor de Herbais): entre a regressão relativamente a Pessoa e o regresso ao texto (ao "Textuá": dentro e fora da língua e do sentido) como construção do mundo, fora da lógica da representação.  A escrita não-linear de Llansol e a importância atribuída ao leitor (ao "legente") na construção dos caminhos do texto. A prossecução do texto de imagem em imagem, de acordo com a metáfora do "dioctistélio/Diotima" (Cf. SH e HH).