O estudo da linguagem humana (aula introdutória)

17 Setembro 2019, 10:00 Ana Maria Martins

De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e léxico? Exemplos e interações.

 

Programa

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish. 2010. Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, David. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.

Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte, e Carlos Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Avaliação

Duas provas escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.

Datas das provas de avaliação:

1º teste: 29 de outubro (3º feira) ou 31 de outubro (5ª feira). Escolha livre entre as duas datas.

2º teste: 17 de dezembro (3º feira) ou 19 de dezembro (5ª feira). Escolha livre entre as duas datas.

[A avaliação final alternativa decorrerá de 13 a 17 de janeiro, de acordo com o calendário escolar.]