Sumários

Introdução ao estudo científico da linguagem humana (aula não dada devido a ausência de condições)

29 Janeiro 2020, 12:00 Sónia Frota

A sala Cave B, atribuída a esta disciplina neste horário, não dispõe de condições para ligação de computador portátil, por falta de um cabo vga ou hdmi, e também de um cabo de som. Chamados os serviços da Divisão de Sistemas e Informática (DSI), foi confirmado à docente essa falta de condições, aliás propositada, dado que a sala terá sido intervencionada recentemente e o cabo vga anteriormente existente retirado. Como para esta disciplina, tal como ministrada pela docente, é imprescindível a utilização do computador portátil, como é, aliás, do conhecimento dos serviços da DSI, a aula não foi dada e os alunos remetidos para os materiais de apoio disponíveis no sítio electrónico da disciplina.

A situação foi superiormente reportada.


Apresentação

29 Janeiro 2020, 10:00 Fernando Martins

Apresentação da unidade curricular: o programa, métodos e bibliografia.

O Estudo da Linguagem Humana e o conhecimento da língua: apresentação geral.
Avaliação: dois testes escritos (13 de março e 8 de maio).


Apresentação

29 Janeiro 2020, 08:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. O PROGRAMA 

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivos a introdução ao estudo científico da linguagem humana e aos conteúdos centrais por ele abordados, bem como a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.

 

Conteúdos programáticos

Os seus conteúdos programáticos desta unidade curricular incluem os seguintes tópicos: 1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico. 3. Variação linguística e mudança linguística. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.

 

2. A AVALIAÇÃO

A avaliação baseia-se em duas provas escritas presenciais, valendo respectivamente 40% e 60% da classificação final.

 

3. BIBLIOGRAFIA ACONSELHADA

Akmajian, A., R.. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish (2010) Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press (6ª edição).

Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Faria, I. H., E. R. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2014. An Introduction to Language, 10ª ed. Wadsworth, Cengage Learning.

Raposo, E., Mª F. Nascimento, Mª A. Mota, L. Segura e A. Mendes (2013) Gramática do Português. Lisboa: Calouste Gulbenkian.


Receção dos alunos e informações básicas sobre a disciplina.

27 Janeiro 2020, 12:00 Sónia Frota

Apresentação do programa, bibliografia e objetivos da disciplina, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (dois testes escritos – 40% cada; assiduidade e participação nas aulas – 20%). Datas dos testes escritos: 23 Março e 6 de Maio, 2020.

A página eletrónica da disciplina encontra-se disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/elhumana2019/. O programa, bibliografia e metodologias de ensino e avaliação encontram-se acessíveis nesta página, bem como os materiais de apoio. 

Foi exibida a TED talk ‘The linguistic genius of babies’, disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=G2XBIkHW954.