Apresentação
19 Setembro 2018, 10:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
A unidade curricular O Estudo da Linguagem Humana1. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.
2. Conteúdos programáticos
1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: 2.1. fonologia 2.2. morfologia 2.3. sintaxe 2.4. semântica 2.5. léxico 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.
3. Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se em trabalhos práticos a realizar em aula (observação, classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas, através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios, textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes. A avaliação baseia-se em três provas escritas presenciais.
4. Bibliografia
AKMANJAN, A., R. A. DEMERS, A. K. FARMER & R. M. HARNISH. 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
CRYSTAL, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.
FROMKIN, V., R. RODMAN & N. HYAMS. 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.
DUARTE, I. (colaboração de M. J. Freitas). 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta
ELISEU, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
FREITAS, M. J. & A. L. SANTOS. 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
MATEUS, M. H.,et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
RAPOSO, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda BACELAR do Nascimento, Maria Antónia Coelho da MOTA, Luísa SEGURA & Amália MENDES (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.