Sumários

Resolução e correção dos exercícios de treino

22 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Resolução e correção dos exercícios de treino sobre a matéria dada.


Continuação da aula anterior. O conhecimento dos sons. Relação grafema-som. Alfabeto Fonético Internacional.

21 Fevereiro 2019, 14:00 Marina Vigário

Continuação da aula anterior. O conhecimento dos sons. Relação grafema-som. Características gerais dos sistemas de escrita das línguas do mundo, com destaque para as diferentes unidades linguísticas representadas. Ilustração sistemática dos diferentes valores fonéticos associados a algumas letras do alfabeto Português, com apresentação concomitante dos símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (AFI) relevantes para a transcrição dos sons do Português Europeu. Os símbolos da AFI que representam as consoantes do Português.

 

Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2018_2019_S2.html


Lateralização de funções

21 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Martins

Funções dos hemisférios no cérebro.

Localização da linguagem.
O período crítico na aquisição da linguagem.


Exercícios de treino

20 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Resolução de exercícios de treino para consolidação da matéria dada.


Conclusão da aula anterior. Visionamento do documentário “A Linguagem Humana”.Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. O conhecimento dos sons. Relação entre grafia e som.

19 Fevereiro 2019, 14:00 Marina Vigário

Conclusão da aula anterior. Visionamento do documentário “A Linguagem Humana”, produzido pela BBC – incluindo referência à descoberta do gene FoxP2, casos de afasia, experiências de privação de input com aves e experiências com linguagens artificiais, reveladoras de fenómenos de emergência de estrutura.

Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. O conhecimento dos sons. Relação entre grafia e som. Importância da relação biunívoca som-símbolo fonético.


Trabalho a realizar até à próxima aula: identificação sistemática dos valores sonoros dos grafemas e dígrafos do Português através de exemplos concretos de palavras da língua. 

Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2018_2019_S2.html