Apresentação

30 Janeiro 2019, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.

Learning outcomes of the curricular unit

This course has as its central objective the introduction to the scientific study of human language and the initiation to the methods and tools of analysis used in Linguistics. Its contents include the following topics: (i) Language as a biological characteristic of humans; (ii) Characterization of the linguistic knowledge of speakers (phonology, morphology, syntax, semantics, lexicon); (iii) Methods and tools for analyzing linguistic data; (iv) linguistic variation and language change (the world’s languages); (v) Linguistics in interaction with other fields of knowledge. These topics will be approached in such a way that enables students to acquire a scientific perspective on the study of human language, the ways to observe, describe and investigate its different manifestations and also the interaction between linguistics and other scientific fields.

 

2.Conteúdos programáticos

1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico. 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.   

Syllabus

1. Language as a biological property of the human species. 2.  Aspects of the linguistic knowledge of speakers: phonology, morphology, syntax, semantics, lexicon. 3. Linguistic variation and language change. The world’s languages. 4. Linguistics in interaction with other fields of knowledge.

 

3.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O ponto inicial, introdutório, oferece a informação necessária sobre as bases biológicas da linguagem humana, as suas propriedades distintivas e os contributos dos estudos de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão e caracterização dessas propriedades. O segundo ponto constitui a parte central do programa, percorre os domínios essenciais de análise linguística e prepara os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica. Ficarão assim em condições de desenvolver uma visão informada relativamente à mudança e variação linguísticas (ponto 3.), relevante quer para a compreensão da variação dialetal no português e em outras línguas quer para o enquadramento das questões de genealogia das línguas. O ponto final do programa será apenas ilustrativo e deverá recuperar questões que tenham surgido ao longo do semestre.

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The initial, introductory, section provides the necessary information about the biological bases of human language, its distinctive properties and the contributions of investigations on language acquisition for a better understanding and characterization of these properties. Section 2. is the central part of the program. It runs through the key areas of linguistic analysis and prepares students to work with different types of linguistic data, making them capable of properly using methodologies, concepts, analytical-descriptive tools and arguments based on scientific reasoning. Students will then be able to develop an informed approach to language variation and change (section 3.), which will prove relevant to both the understanding of dialectal variation in particular languages ​​(including Portuguese) and issues of language genealogy. The final section of the program should be illustrative and address issues that may have arisen during the semester.

 

4.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se em trabalhos práticos a realizar em aula (observação, classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas, através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios, textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes. A avaliação baseia-se em duas provas escritas presenciais, a primeira valendo 40% e a segunda 60% da classificação final.

Teaching methodologies (including evaluation)

This course will be structured around theoretical and practical classes. It includes the introduction and explanation of the relevant theoretical foundations and theoretically framed research questions, the presentation of methodologies, training in using analytical-descriptive tools, and the guided approach to the exploration and handling of linguistic problems. Student’s autonomous work is supported by practical exercises carried out in the classroom (observation, classification and description of data) and develops, outside the classroom, through individual study and tutorial guidance. Students have online access to support materials (summaries, synoptic charts, exercises, digitized texts) prepared and made available by their teachers. The evaluation is based on two written tests, the first one counting as 40% and the second one as 60% of the final score.

 

5.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular tem uma componente formativa específica, que envolve a aquisição e consolidação de conhecimentos no domínio da investigação linguística (com as suas próprias fontes de evidência empírica, instrumentos de análise, metodologias, quadros teóricos de referência, resultados acumulados, problemas identificados e temas em discussão) e uma componente de desenvolvimento de competências que depende da exposição direta do estudante ao trabalho com recursos e dados linguísticos. Esta metodologia de ensino, diversificada no seu modus operandi e centrada na aquisição ativa, e consolidação, de conhecimentos pelo estudante, a par do desenvolvimento de competências específicas, parece totalmente ajustado aos objetivos da unidade curricular. O estabelecimento de pontes com outras disciplinas emergirá naturalmente e permitirá aos estudantes avaliarem a relevância desta unidade curricular no âmbito alargado do seu plano de estudos.

Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

This course has a specific training component, which involves the acquisition and consolidation of expertise in the field of linguistic research (with its own sources of empirical evidence, analytical tools, methodologies, theoretical frameworks, accumulated research results, identified problems and issues under discussion) and a component of skills development that involves direct work with language resources and data. This teaching methodology, diverse in its modus operandi and focused on the active acquisition and consolidation of knowledge and skills by the students, seems fully adapted to the objectives of the course. The establishment of links with other disciplines will emerge naturally and allow students to evaluate the relevance of this course in the larger context of their curriculum and plan of studies.

 

6.Bibliografia

Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Faria, I. H., E. R. Pedro, I.  Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.

Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.

Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.

Mateus, M. H., A. M. Brito, I. Duarte, I. H. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário, A. Villalva. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Mateus, Maria Helena Mira; Falé, Isabel; Freitas, Maria João - Fonética e fonologia do português [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2016. 270 p. (eUAb. Universitária; 12). ISBN 9789726747888