Sumários

A linguagem humana como uma característica da espécie.

19 Fevereiro 2016, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Os conceitos de linguagem e língua humana - diferentes conceções.na linguística do século XX (Saussure, Blomfied e Chomsky)

O conceito de linguagem humana como sistema cognitivo com propriedades próprias, características da espécie humana, que inclui os aspetos comuns a todas as línguas humanas naturais .

As línguas naturais como manifestações da linguagem humana.


Apresentação detalhada do programa e objectivos da disciplina.

18 Fevereiro 2016, 10:00 Marina Vigário

Apresentação detalhada do programa e dos objectivos da disciplina como uma forma de introduzir os tópicos a estudar ao longo do semestre. 

Identificação da bibliografia mais relevante para a disciplina (ver selecção na ficha da disciplina, na página da FLUL ou na página da Unidades Curricular).

 

Materiais projetados disponíveis na página da Unidade Curricular: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH.html


Apresentação do professor, dos alunos e da disciplina.

17 Fevereiro 2016, 16:00 José Pinto de Lima

Apresentação do professor, dos alunos e da disciplina.

Comentários ao programa e à bibliografia. Definição do trabalho na disciplina e da avaliação.

Marcação de dois testes escritos: dia 8/ 4, 16-18h, dia 8/ 6, 14-17h.



Apresentação

17 Fevereiro 2016, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1.Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.

 

2.Conteúdos programáticos

A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico.

Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.  

 

3.Metodologias de ensino

As aulas apresentam um cariz teórico-prático: introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos.

Avaliação

A avaliação baseia-se em três provas escritas presenciais. As duas primeiras em período lectivo, com a ponderação de 25% cada, a terceira na época de avaliação, com a ponderação de 50%.

 

4.Bibliografia

Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Faria, I. H., E. R. Pedro, I.  Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.

Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.

Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.

Mateus, M. H. et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

5.Tempo de atendimento de alunos

2 horas por semana


Apresentação de alunos e professora. Sistema de avaliação. Página da disciplina. Horário de atendimento.

16 Fevereiro 2016, 10:00 Marina Vigário

Apresentação de alunos e professora. Referência à ficha da disciplina disponível na página da FLUL e na página da disciplina (http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH.html). Sistema de avaliação - dois teste de avaliação de conhecimentos  (cada um correspondendo a 40% da avaliação final) e qualidade do trabalho revelado em aula (trabalho autónomo e em horas de contacto) (correspondendo a 20% da classificação final). Definição do horário de atendimento oficial: terça-feira, 15h-17h (sob marcação; outras horas a definir em função das disponibilidades de alunos e docente). Página da disciplina: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH.html (senha dada em aula).

 

Bibliografia - Ver ficha da disciplina, disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH.html