Sumários
Biological foundations of language.
12 Fevereiro 2021, 14:00 • Marina Vigário
Biological foundations of language. Some notes on evolution of human species that were especially beneficial to language. Language and the brain - brain damage and aphasia; dichotic listening; Specific Language Impairment (SLI); technological advances in brain research.
Ppt presentations used in class, bibliography and other relevant information can be found in the course webpage:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/SHL2020_2021_S2.html
Biological foundations of language.
12 Fevereiro 2021, 12:30 • Marina Vigário
Biological foundations of language. Some notes on evolution of human species that were especially beneficial to language. Language and the brain - brain damage and aphasia; dichotic listening; Specific Language Impairment (SLI); technological advances in brain research.
Ppt presentations used in class, bibliography and other relevant information can be found in the course webpage:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/SHL2020_2021_S2.html
O problema da aquisição das línguas
12 Fevereiro 2021, 09:30 • Ana Lúcia Santos
A Faculdade da Linguagem e a aquisição de línguas. Observação de dados que obrigam a excluir a ideia de que a aquisição das línguas se explica através de imitação. Observação de dados que mostram a limitação da experiência linguística na explicação do conhecimento exibido: o argumento da pobreza dos estímulos; noção de evidência positiva vs. evidência negativa; observação de processos de generalização na aquisição, mas reconhecendo a limitação desses processos para explicar todo o conhecimento exibido. A perspetiva inatista na explicação da aquisição das línguas.
O problema da aquisição das línguas
12 Fevereiro 2021, 08:00 • Ana Lúcia Santos
A Faculdade da Linguagem e a aquisição de línguas. Observação de dados que obrigam a excluir a ideia de que a aquisição das línguas se explica através de imitação. Observação de dados que mostram a limitação da experiência da linguística na explicação do conhecimento exibido: o argumento da pobreza dos estímulos; noção de evidência positiva vs. evidência negativa; observação de processos de generalização na aquisição, mas reconhecendo a limitação desses processos para explicar todo o conhecimento exibido. A perspetiva inatista na explicação da aquisição das línguas.