Unidade Curricular | Course Unit

O Estudo da Linguagem Humana

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LIN1009

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

1º ciclo

 

Semestre | Semester

1º semestre

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ana Maria Martins

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto (ii):

(i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas;

(ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica;

(iii) variação linguística e mudança linguística;

(iv) prática de análise de dados linguísticos;

(v) A linguística em interação com outros domínios do conhecimento.

Estes tópicos serão tratados de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Duas provas escritas presenciais, em datas e com conteúdos a anunciar no início do semestre (50% cada).

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

AKMANJAN, Adrian, Richard A. DEMERS, Ann K. FARMER, and Roberts M. HARNISH. 2010. Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

FROMKIN, Victoria, Robert RODMAN, and Nina HYAMS. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.

DUARTE, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

ELISEU, André. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

FREITAS, Maria João, e Ana Lúcia SANTOS. 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

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