Unidade Curricular | Course Unit
O Estudo da Linguagem Humana |
Código da Unidade Curricular | Course ID
LIN1009 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
1º ciclo |
Semestre | Semester
1º semestre |
Docente(s) | Instructor(s)
Ana Maria Martins |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto (ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Duas provas escritas presenciais, em datas e com conteúdos a anunciar no início do semestre (50% cada). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
AKMANJAN, Adrian, Richard A. DEMERS, Ann K. FARMER, and Roberts M. HARNISH. 2010. Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press. FROMKIN, Victoria, Robert RODMAN, and Nina HYAMS. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition. DUARTE, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. ELISEU, André. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho. FREITAS, Maria João, e Ana Lúcia SANTOS. 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português. |