Unidade curricular: O Estudo da Linguagem Humana

Ciclo de estudos: 1º

ECTS: 6

Semestre: 1º

Língua de ensino: Português

Docente: Fernanda Pratas


Objetivos

1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da linguagem humana e a querer saber mais sobre o seu funcionamento e especificidades. 

2. Criar hábitos regulares de observação de dados linguísticos de modo a aumentar o conhecimento sobre esta faculdade humana, bem como orientar os alunos na procura de explicações cinetíficas e na colocação de novas questões. 

3. Sensibilizar os alunos para as vantagens da investigação nesta área, bem como para o contributo fundamental trazido recentemente pela descrição e análise de línguas antes pouco estudadas.


Conteúdos

1. Fonologia. 

2. Morfologia. 

3. Sintaxe. 

4. Semântica. 

Todos estes módulos contam com uma diversidade de abordagens, indo da introdução e discussão de conceitos fundamentais - sempre com recurso a exemplos ilustrativos (alguns deles propostos pelos alunos) - até aos seus aspetos relevantes para o estudo tanto da aquisição da linguagem como de alguns tópicos na área da variação e mudança.


Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios, ambos realizados presencialmente:

               - 1 teste escrito intermédio (40%)

               - 1 teste escrito final (60%)

 

 Bibliografia:

Buzaglo Paiva Raposo, Eduardo, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, Amália Mendes (coords). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,

Costa, João & Ana Lúcia Santos. 2003. A falar como os bebés: o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Caminho.

Duarte, Inês (colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua portuguesa: instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho. ISBN: 9789722119993

Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos. 2001. Contar (Histórias de) Sílabas. Lisboa: Colibri.

Freitas, Maria João, Anabela Gonçalves & Inês Duarte. 2010. Avaliação da consciência linguística: aspetos fonológicos e sintáticos do português. Lisboa: Colibri.

Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo. 2012. Os sons que estão dentro das palavras: descrição e implicações para o ensino do português como língua materna. Lisboa: Edições Colibri / APP. https://www.researchgate.net/publication/341781327_Os_sons_que_estao_dentro_das_palavras_descricao_e_implicacoes_para_o_ensino_do_portugues_como_lingua_materna

Lightfoot, David. 1999. The Development of Language: Acquisition, Change, and Evolution. Oxford: Blackwell.

Martins, Ana Maria & Ernestina Carrilho (eds). 2016. Manual de Linguística Portuguesa. Berlin: De Gruyter MRL Series.

Pinker, Steven. 1999. Words and rules: the ingredients of language. New York: Basic Books. https://monoskop.org/images/9/9e/Pinker_Steven_Words_and_rules_the_ingredients_of_language_1999.Pdf

Strazny, Philip. 2005. Encyclopedia of Linguistics. New York: Fitzroy Dearborn. ISBN-10: 1579583911