Sumários
Visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE)
21 Setembro 2016, 14:00 • Sónia Frota
Devido à visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) e respectivas actividades de avaliação dos Cursos da Área de Ciências da Linguagem, a docente foi convocada para a reunião com a CAE relativa ao Curso de Doutoramento em Linguística, que decorreu no horário desta aula e na mesma sala (Lindley Cintra).
Programa, bibliografia e avaliação
20 Setembro 2016, 12:00 • Ana Maria Martins
Objetivos da UC:
Esta unidade curricular tem como objetivos
centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação
aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.
Programa:
1. A linguagem como característica biológica da
espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes:
1.1. fonologia
1.2. morfologia
1.3. sintaxe
1.4. semântica.
2. Variação linguística e mudança linguística.
3. A Linguística em interação com outros
domínios do conhecimento.
Bibliografia da UC:
[Ver campo "Bibliografia"]
Avaliação da UC:
Três provas escritas presenciais a realizar ao
longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de avaliações).
Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira facultativa.
Todas as provas realizadas têm idêntico peso na avaliação final. A assiduidade
não é um fator de avaliação.
Datas das provas de avaliação:
27 de outubro, 15 de dezembro, 12 de Janeiro de
2017.
Quem não puder realizar as provas dos dias 27/10 ou
15/12 por motivo devidamente justificado poderá realizá-las, em alternativa,
respetivamente nos dias 29 de outubro (sábado de manhã) e 17 de dezembro (sábado
de manhã).
Atendimento dos alunos:
Na hora seguinte ao período de cada aula.
Bibliografia:
AKMANJAN, Adrian, Richard A. DEMERS, Ann K. FARMER & Roberts M. HARNISH 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
CRYSTAL, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.
FARIA, Isabel Hub, Emília Ribeiro PEDRO, Inês DUARTE & Carlos GOUVEIA 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.
FROMKIN, Victoria, Robert Rodman & Nina Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning. (9ª edição).
DUARTE, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
ELISEU, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
FREITAS, Maria João & Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
MATEUS, Maria Helena, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE & Isabel Hub FARIA (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.Apresentação. Definição dos objectivos e conteúdos programáticos e critérios e elementos de avaliação.
19 Setembro 2016, 16:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
O Estudo da Linguagem Humana
Objectivos
i) Introdução ao estudo científico da linguagem humana
ii) Iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística
iii) Exemplificação do relacionamento da Linguística com outras áreas do saber
Conteúdos Programáticos
1. A linguagem como uma característica biológica da espécie humana. Propriedades distintivas da linguagem humana. A aquisição da linguagem e o conhecimento linguístico dos falantes.
2. Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes:
2.1. O conhecimento fonológico
2.2. O conhecimento morfológico
2.3. O conhecimento lexical
2.4. O conhecimento sintáctico
2.5. O conhecimento semântico.
3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.
4. A Linguística em interacção com outros domínios.
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish (2010). Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Costa, João & Ana Lúcia Santos (2003). A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Caminho.
Crystal, David (1987). The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.
Correia, Margarita & Lúcia San Payo de Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André (2008). Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos (2001). Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, 5, Colibri-APP, Lisboa.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nyna Hyams (2003). An Introduction to Language, Boston, MA. Thomson Heinle, pp. 33-63.
Lightfoot, David (1982). The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Mateus, Maria Helena & Alina Villalva (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.
Instrumentos de normalização linguística
Dicionários
AA. (2011). Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora.
Andrade, Ernesto d’. (1993). Dicionário Inverso do Português. Lisboa: Edições Cosmos.
Houaiss, António. (2002). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.
Gramáticas
Bechara, Evanildo. (1999). Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna.
Cunha, Celso & Luís F. Lindley Cintra. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo Paiva et al. (org.) (2103). Gramática do Português, CLUL, FCG, Lisboa, Vol. I.
Prontuários e vocabulários ortográficos
Bergström, Magnus & Neves Reis. (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Casa das Letras.
Pinto, José Manuel Castro. (2011). Novo Prontuário Ortográfico. Com novo acordo ortográfico. Lisboa: Plátano Editora.
Rebelo Gonçalves, Francisco. (1966). Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora.
Elementos e Critérios de avaliação: Turma TP4 |
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1º teste |
Aula 13 (2/11) |
2º teste |
Aula 22 (12/12) |
TPC: limite 05 Dez |
Além dos testes, serão solicitados outros trabalhos ao longo do semestre.
O 1º teste vale 40% e o 2º 50% da nota final e a participação na aula e na realização de trabalhos é avaliada em 10% da nota final. Todos os trabalhos deverão ser entregues antes 05 de Dezembro.
O programa, a bibliografia e diversos materiais de apoio estarão disponíveis na página de elearning da disciplina.
A assiduidade é controlada através de assinatura em folha de presenças.