Sumários

Visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE)

21 Setembro 2016, 14:00 Sónia Frota

Devido à visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) e respectivas actividades de avaliação dos Cursos da Área de Ciências da Linguagem, a docente foi convocada para a reunião com a CAE relativa ao Curso de Doutoramento em Linguística, que decorreu no horário desta aula e na mesma sala (Lindley Cintra).


Programa, bibliografia e avaliação

20 Setembro 2016, 12:00 Ana Maria Martins

Objetivos da UC: 

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. 

Programa: 

1. A linguagem como característica biológica da espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: 
1.1. fonologia 
1.2. morfologia 
1.3. sintaxe 
1.4. semântica. 
2. Variação linguística e mudança linguística. 
3. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. 

Bibliografia da UC: 

[Ver campo "Bibliografia"] 

Avaliação da UC: 

Três provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de avaliações). Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira facultativa. Todas as provas realizadas têm idêntico peso na avaliação final. A assiduidade não é um fator de avaliação. 

Datas das provas de avaliação: 

27 de outubro, 15 de dezembro, 12 de Janeiro de 2017. 

Quem não puder realizar as provas dos dias 27/10 ou 15/12 por motivo devidamente justificado poderá realizá-las, em alternativa, respetivamente nos dias 29 de outubro (sábado de manhã) e 17 de dezembro (sábado de manhã). 

Atendimento dos alunos: 

Na hora seguinte ao período de cada aula. 


Bibliografia:

AKMANJAN, Adrian, Richard A. DEMERS, Ann K. FARMER & Roberts M. HARNISH 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press. 

CRYSTAL, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press. 

FARIA, Isabel Hub, Emília Ribeiro PEDRO, Inês DUARTE & Carlos GOUVEIA 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho. 

FROMKIN, Victoria, Robert Rodman & Nina Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning. (9ª edição). 

DUARTE, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. 

ELISEU, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho. 

FREITAS, Maria João & Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português. 

MATEUS, Maria Helena, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE & Isabel Hub FARIA (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.


Apresentação. Definição dos objectivos e conteúdos programáticos e critérios e elementos de avaliação.

19 Setembro 2016, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

O Estudo da Linguagem Humana 

Objectivos

i)                 Introdução ao estudo científico da linguagem humana

ii)                Iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística

iii)               Exemplificação do relacionamento da Linguística com outras áreas do saber

Conteúdos Programáticos

1. A linguagem como uma característica biológica da espécie humana. Propriedades distintivas da linguagem humana. A aquisição da linguagem e o conhecimento linguístico dos falantes.

2. Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes:

2.1. O conhecimento fonológico

2.2. O conhecimento morfológico

2.3. O conhecimento lexical

2.4. O conhecimento sintáctico

2.5. O conhecimento semântico.

3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.

4. A Linguística em interacção com outros domínios. 

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish (2010). Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Costa, João & Ana Lúcia Santos (2003). A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Caminho.

Crystal, David (1987). The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.

Correia, Margarita & Lúcia San Payo de Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André (2008). Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos (2001). Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, 5, Colibri-APP, Lisboa.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nyna Hyams (2003). An Introduction to Language, Boston, MA. Thomson Heinle, pp. 33-63.

Lightfoot, David (1982). The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Mateus, Maria Helena & Alina Villalva (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.

Instrumentos de normalização linguística

Dicionários

AA. (2011). Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Andrade, Ernesto d’. (1993). Dicionário Inverso do Português. Lisboa: Edições Cosmos.

Houaiss, António. (2002). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.

Gramáticas

Bechara, Evanildo. (1999). Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna.

Cunha, Celso & Luís F. Lindley Cintra. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo Paiva et al. (org.) (2103). Gramática do Português, CLUL, FCG, Lisboa, Vol. I.

Prontuários e vocabulários ortográficos

Bergström, Magnus & Neves Reis. (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Casa das Letras.

Pinto, José Manuel Castro. (2011). Novo Prontuário Ortográfico. Com novo acordo ortográfico. Lisboa: Plátano Editora.

Rebelo Gonçalves, Francisco. (1966). Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora.

 

Elementos e Critérios de avaliação: Turma TP4

1º teste

Aula 13 (2/11)

2º teste

Aula 22 (12/12)

TPC: limite 05 Dez

 

Além dos testes, serão solicitados outros trabalhos ao longo do semestre.

O 1º teste vale 40% e o 2º 50% da nota final e a participação na aula e na realização de trabalhos é avaliada em 10% da nota final. Todos os trabalhos deverão ser entregues antes 05 de Dezembro.

O programa, a bibliografia e diversos materiais de apoio estarão disponíveis na página de elearning da disciplina.

A assiduidade é controlada através de assinatura em folha de presenças.