Programa, bibliografia e avaliação
20 Setembro 2016, 12:00 • Ana Maria Martins
Objetivos da UC:
Esta unidade curricular tem como objetivos
centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação
aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.
Programa:
1. A linguagem como característica biológica da
espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes:
1.1. fonologia
1.2. morfologia
1.3. sintaxe
1.4. semântica.
2. Variação linguística e mudança linguística.
3. A Linguística em interação com outros
domínios do conhecimento.
Bibliografia da UC:
[Ver campo "Bibliografia"]
Avaliação da UC:
Três provas escritas presenciais a realizar ao
longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de avaliações).
Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira facultativa.
Todas as provas realizadas têm idêntico peso na avaliação final. A assiduidade
não é um fator de avaliação.
Datas das provas de avaliação:
27 de outubro, 15 de dezembro, 12 de Janeiro de
2017.
Quem não puder realizar as provas dos dias 27/10 ou
15/12 por motivo devidamente justificado poderá realizá-las, em alternativa,
respetivamente nos dias 29 de outubro (sábado de manhã) e 17 de dezembro (sábado
de manhã).
Atendimento dos alunos:
Na hora seguinte ao período de cada aula.
Bibliografia:
AKMANJAN, Adrian, Richard A. DEMERS, Ann K. FARMER & Roberts M. HARNISH 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
CRYSTAL, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.
FARIA, Isabel Hub, Emília Ribeiro PEDRO, Inês DUARTE & Carlos GOUVEIA 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.
FROMKIN, Victoria, Robert Rodman & Nina Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning. (9ª edição).
DUARTE, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
ELISEU, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
FREITAS, Maria João & Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
MATEUS, Maria Helena, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE & Isabel Hub FARIA (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.