Apresentação. Definição dos objectivos e conteúdos programáticos e critérios e elementos de avaliação.

19 Setembro 2016, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

O Estudo da Linguagem Humana 

Objectivos

i)                 Introdução ao estudo científico da linguagem humana

ii)                Iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística

iii)               Exemplificação do relacionamento da Linguística com outras áreas do saber

Conteúdos Programáticos

1. A linguagem como uma característica biológica da espécie humana. Propriedades distintivas da linguagem humana. A aquisição da linguagem e o conhecimento linguístico dos falantes.

2. Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes:

2.1. O conhecimento fonológico

2.2. O conhecimento morfológico

2.3. O conhecimento lexical

2.4. O conhecimento sintáctico

2.5. O conhecimento semântico.

3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo.

4. A Linguística em interacção com outros domínios. 

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish (2010). Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Costa, João & Ana Lúcia Santos (2003). A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Caminho.

Crystal, David (1987). The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.

Correia, Margarita & Lúcia San Payo de Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André (2008). Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos (2001). Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, 5, Colibri-APP, Lisboa.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nyna Hyams (2003). An Introduction to Language, Boston, MA. Thomson Heinle, pp. 33-63.

Lightfoot, David (1982). The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Mateus, Maria Helena & Alina Villalva (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.

Instrumentos de normalização linguística

Dicionários

AA. (2011). Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Andrade, Ernesto d’. (1993). Dicionário Inverso do Português. Lisboa: Edições Cosmos.

Houaiss, António. (2002). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.

Gramáticas

Bechara, Evanildo. (1999). Moderna Gramática Portuguesa. 37.ª edição revista e aumentada. Rio de Janeiro: Lucerna.

Cunha, Celso & Luís F. Lindley Cintra. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo Paiva et al. (org.) (2103). Gramática do Português, CLUL, FCG, Lisboa, Vol. I.

Prontuários e vocabulários ortográficos

Bergström, Magnus & Neves Reis. (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Casa das Letras.

Pinto, José Manuel Castro. (2011). Novo Prontuário Ortográfico. Com novo acordo ortográfico. Lisboa: Plátano Editora.

Rebelo Gonçalves, Francisco. (1966). Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora.

 

Elementos e Critérios de avaliação: Turma TP4

1º teste

Aula 13 (2/11)

2º teste

Aula 22 (12/12)

TPC: limite 05 Dez

 

Além dos testes, serão solicitados outros trabalhos ao longo do semestre.

O 1º teste vale 40% e o 2º 50% da nota final e a participação na aula e na realização de trabalhos é avaliada em 10% da nota final. Todos os trabalhos deverão ser entregues antes 05 de Dezembro.

O programa, a bibliografia e diversos materiais de apoio estarão disponíveis na página de elearning da disciplina.

A assiduidade é controlada através de assinatura em folha de presenças.