Sumários
A linguagem humana e a sua complexidade
15 Fevereiro 2017, 08:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
A linguagem humana como uma característica da espécie humana
1. Linguagem e língua
2. Propriedades caracterizadoras da linguagem humana - carácter convencional e arbitrário; carácter discreto e combinatório; natureza recursiva.
Apresentação do professor, dos alunos e da disciplina.
13 Fevereiro 2017, 16:00 • José Pinto de Lima
Apresentação do professor e dos alunos. Comentários ao programa, à bibliografia, aos métodos e à avaliação.
Iniciação ao programa. As línguas do mundo. O conceito de família de línguas.
Nota - Marcação dos testes escritos: 1º teste: 29 de Março, em sala a indicar, 2º teste: 6 de Junho, 10-13h, em sala a indicar.
Apresentação do programa e da bibliografia. Indicações sobre a metodologia e a avaliação
13 Fevereiro 2017, 10:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.
Conteúdos programáticos
1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico. 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se em trabalhos práticos a realizar em aula (observação, classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas, através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios, textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes. A avaliação baseia-se em duas provas escritas presenciais e, opcionalmente,: uma terceira prova escrita. Com este terceiro elemento de avaliação os estudantes terão oportunidade de melhorar a sua classificação final.
Bibliografia
Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Faria, I. H., E. R. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.
Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.
Mateus, M. H., A. M. Brito, I. Duarte & I. H. Faria 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Tempo de atendimento de alunos
2 horas por semana.
Apresentação do programa e da bibliografia Indicações sobre a metodologia e a avaliação
13 Fevereiro 2017, 08:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.
Conteúdos programáticos
1. A linguagem enquanto
característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos
do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica,
léxico. 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4.
A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino
teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos
relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias,
e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos
teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se
em trabalhos práticos a realizar em aula (observação,
classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas,
através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm
acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios,
textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes. A avaliação
baseia-se em duas provas escritas presenciais e, opcionalmente,: uma terceira prova escrita. Com este terceiro elemento de avaliação os estudantes
terão oportunidade de melhorar a sua classificação final.
Bibliografia
Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Faria, I. H., E. R. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.
Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.
Mateus, M. H., A. M. Brito, I. Duarte & I. H. Faria 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Tempo de atendimento de alunos
2 horas por semana.