O conhecimento lexical (cont.). Processos variados de alargamento do léxico. Propriedades idiossincráticas listadas nas entradas lexicais. Relações entre palavras no léxico mental.

24 Maio 2017, 12:00 Marina Vigário

Processos variados de alargamento do léxico e sua exemplificação.

Propriedades idiossincráticas que têm de ser listadas nas entradas lexicais – referência a diversas propriedades fonológicas, morfossintáticas e semânticas, incluindo forma fonológica, exceções à aplicação de regras fonológicas, categoria sintática, propriedades de seleção categorial, propriedades/restrições de seleção semântica, papéis e traços semânticos. Exemplificação abundante.

Relações entre as palavras no léxico, incluindo noções de campo semântico, hipónimo e hiperónimo, merónimo e holónimo, sinónimo, antónimo, homónimo, vizinho fonológico, família morfológica. Exemplificação.

Referência breve a paradigmas experimentais para o estudo da organização do léxico mental dos falantes – o que os lapsus linguae e as experiências de priming nos podem dizer sobre a organização do léxico mental dos falantes.

 

Materiais projetados e bibliografia disponíveis na página da Unidade Curricular: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2016_2017.html.