Apresentação

21 Fevereiro 2018, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Estudo Linguagem Humana

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.


Conteúdos programáticos

1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico. 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.


Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se em trabalhos práticos a realizar em aula (observação, classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas, através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios, textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes. A avaliação baseia-se em duas provas escritas presenciais e, opcionalmente, uma das seguintes alternativas: uma terceira prova escrita ou um pequeno trabalho de iniciação à investigação. Com este terceiro elemento de avaliação os estudantes terão oportunidade de melhorar a sua classificação final. 


Bibliografia

Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Faria, I. H., E. R. Pedro, I.  Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.

Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.

Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.

Mateus, M. H., A. M. Brito, I. Duarte, I. H. Faria 2003, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário e A. Villalva. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E., Mªa F. Nascimento, Mª A. Mota, L. Segura e A. Mendes (2013) Gramática do Português. Lisboa: Calouste Gulbenkian.


Tempo de atendimento de alunos

2 horas por semana