Sumários

O dialogismo no conto de Maria Velho da Costa "A Dama Ddjudja"

16 Dezembro 2024, 15:30 Patrícia Soares Martins

Conclusão da leitura do conto de Maria Velho da Costa. Estratégias enunciativas  e técnica narrativa. A estilização do discurso dos cabo-verdianos e a apropriação do mesmo no discurso indirecto livre como forma de criar a "palavra ambivalente" (Bakhtine).  


Semana 14, Aula 23

16 Dezembro 2024, 12:30 Hélio Alves

A construção literária da tragédia, revisitada.


Sessão de revisão e resolução de dúvidas

13 Dezembro 2024, 12:30 Santiago Perez Isasi

Sessão de revisão e resolução de dúvidas


A Dama Djudja de Maria Velho da Costa

12 Dezembro 2024, 17:00 Patrícia Soares Martins

Maria Velho da Costa: o "crioulo galáctico"  como abertura da língua no trabalho literário como alargamento ou sobreposição de  falares minoritários (idiolectos, a fala dos imigrantes, o crioulo de Cabo Verde). 
História e discurso.
A épica e o romance: do monologismo do poeta épico à "persiflage" (carnavalização) dos mais variados discursos no romance, género dialógico (Mikail Bakhtine). 

Leitura da primeira parte do conto "A Dama djudja"  :  levantamento dos traços do dialogismo na apresentação da história. 


A Dama Djudja de Maria Velho da Costa.

12 Dezembro 2024, 15:30 Patrícia Soares Martins

Maria Velho da Costa: o "crioulo galáctico"  como abertura da língua no trabalho literário como alargamento ou sobreposição de  falares minoritários (idiolectos, a fala dos imigrantes, o crioulo de Cabo Verde). 
História e discurso.
A épica e o romance: do monologismo do poeta épico à "persiflage" (carnavalização) dos mais variados discursos no romance, género dialógico (Mikail Bakhtine). 

Leitura da primeira parte do conto "A Dama djudja"  :  levantamento dos traços do dialogismo na apresentação da história.