Júlio César, de Shakespeare. O Modo dramático

13 Dezembro 2017, 14:00 Patrícia Soares Martins

. A distinção entre o teatral e o dramático .  O dramático caracterizado por Emil Staiger  como o modo da tensão,  vive essencialmente do problemático e do pathos (da emoção). Continuação do estudo de Shakespeare, Júlio César. Os elementos do maravilhoso ( o fantasma) e da superstição (os adivinhos, os augures, a interpretação dos sonhos) e o princípio racional que dita os modos de conduta com base nas filosofias antigas, o epicurismo e o estoicismo, representadas na peça respectivamente por Cássio e Bruto. 
Visionamento de uma passagem da adaptação cinematográfica de Joseph Mankiewicz da peça de Shakespeare, correspondente ao acto II e à primeira cena do acto III , com base na qual se procurou caracterizar, a partir dos seus actos o pensamento e o carácter de três das personagens centrais, Bruto, Cássio e Marco António e a tensão que atinge o seu ponto culminante no assassinato de César. O caso de Cícero, deduzido da única fala que lhe cabe na peça de Shakespeare.