Poesia lírica e experimentação

20 Novembro 2019, 10:00 Ângela Fernandes

A poesia lírica e a enunciação que explora de modo fundamental o alcance significativo da dimensão sonora e visual da linguagem verbal. O universo da versificação: as noções de verso, sílaba métrica, rima e esquema rimático, estrofe e sistema estrófico; o verso livre e a poesia experimental.

Leitura e comentário do vilancete “Descalça vai para a fonte”, de Luís de Camões, e da sequência poética “Leonorana”, de Ana Hatherly. A transformação histórica das regras de composição poética: as formas fixas e a imitação clássica; a experimentação formal e a subversão das noções tradicionais de representação e expressão ao longo do século XX; o questionamento das fonteiras das artes, e a reflexão radical proposta pelos próprios objectos artísticos.

Leitura e análise do poema “Na messe, que enlourece, estremece a quermesse…”, de Eugénio de Castro: a construção de significados assente na notória exploração dos efeitos sonoros da linguagem, a partir de uma cuidada escolha lexical e estruturação sintáctica.