Sobre Céu em Fogo e a arte das vanguardas
31 Outubro 2018, 16:00 • Patrícia Soares Martins
Mário de Sá-Carneiro entre a estética simbolista/decadendista e as novas práicas artísticas de vanguarda, em particular as dos movimentos que tiveram lugar no "momento futurista" (Marjorie Perloff) na primeira metade da década de 10 do século XX. Orpheu e o "paulismo". No conto "Asas" de
Céu em Fogo, Mário de Sá-Carneiro inclui o fragmento "Além", antes publicado em seu nome na revista
Renascença Portuguesa, atribuindo-o agora à personagem de Zagoriansky. Zagoriansky ("Asas") e Gervásio Villa-Nova (
A Confissão de Lúcio) : personagens inspiradas no artista português Santa-Rita Pintor? As estranhas teorias da arte de Zagoriansky evocam, por mais do que um praço, as ideias da vanguarda futurista.
Observações sobre a mimese: porquê traduzir o conceito grego de 'mimesis' por "representação" ou "ficção" (Gérard Genette). Uma representação pressupõe a criação de um mundo ficcional (Pedro Eiras). Representação e estilos de representação (Eric Auerbach