O estudo das relações interartes: literatura e pintura
30 Novembro 2015, 18:00 • Margarida Madureira
O estudo das relações interartes. Literatura e pintura. O impressionismo. Maupassant e o impressionismo. A descrição realista.
TEXTO:
- MAUPASSANT, Guy, « A casa Tellier », in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
PINTURA:
- MONET, Claude, « Impression : soleil levant » (1872. Paris, Museu Marmottan).
- MONET, Claude, « Les Coquelicots à Argenteuil » (1873. Paris, Musée d’Orsay).
- MONET, Claude, « Été: champ de Coquelicots » (1875. Colecção privada)
- MONET, Claude, « La Cathédral de Rouen » (1892-1894. Vários).
- RENOIR, Auguste, « Chemin montant dans les hautes herbes » (1876-1877. Paris, Museu d’Orsay)
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL
- CLÜVER, Claus, « Estudos interartes : introdução crítica », in H. Buescu, J. F. Duarte e M Gusmão (eds.), Floresta encantada. Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001, pp.333-382.
- REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., « Descrição », in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- MARTINS, Maria de Lourdes, « Maupassant, la peinture et l'écriture », Ariane, 14-15, 1996, pp.173-18