Programa 2021/2022

 

Unidade curricular: O Estudo da Literatura

ECTS: 6 ECTS

Ciclo de Estudos: 1.º Ciclo

Semestre: 1.º Semestre

Docente: Helena Carvalhão Buescu

Língua de ensino: português

Programa:

Com base nos conceitos de poesia sobre poesia, memória e tradição, e continuidades vs. rupturas, o programa propõe uma visão comparatista através da análise de poemas de várias épocas e literaturas nacionais, reflectindo sobre os diferentes modos como a poesia constitui a sua própria historicidade. 

 Conceitos como “autor”, homenagem, paródia, tradução, reflexão existencial e metafísica, e imortalidade farão parte dos objectivos do curso, assim como o trabalho de leitura aproximada com base na retórica e na poética. Abordar-se-ão questões como: aspectos temáticos (ex. topos; diferença entre tema e motivo, etc.); de retórica; de versificação, prosódia e ritmo; de tradução; de género literário.

 Em cada tópico, a um breve ensaio será associado um conjunto de poemas, todos eles em português ou traduzidos para português; o diálogo entre ambos os discursos (lírico e ensaístico) permitirá conceptualizar diferentes abordagens das questões acima referidas.

 

Serão estudados poemas de vários autores, entre os quais:

 

VIAGEM (4 AULAS):

- ENSAIO – (texto do Barrento sobre tradução de poesia como poesia)

- Carlos Drummond de Andrade («Poema de sete faces» - LM1, Vol. I pp. 200)

- António Nobre («Viagens na minha terra» - pp. 322 a 326)

- Antero de Quental («Despondency» - pp. 331)

- Charles Baudelaire («A uma passante» - LM2, Vol. III  pp. 226)

- Seamus Heaney («A península» - LM2, Vol. III pp. 249)

- Moshê Ibn Ezra, «E a maçã, na verdade, Deus não criou» - LM3, Vol. V pp. 390 (Hebraico-sefarditas)

- Luís de CAMÕES, «Canção IX»

- Pedro Anes Solaz, Eu velida nom dormia

 

POESIA SOBRE POESIA (4 AULAS):

- ENSAIO -

- Sá-Carneiro («Quasi» - pp. 561)

- Jorge Guillén («O pessoal» - LM2, Vol. III pp. 558)

- Seamus Heaney («os cortadores de sementes» - LM2, Vol. III pp. 559)

- Ted Hughes («A raposa ‑pensamento» - LM2, Vol. III pp. 563)

- Konstantinos Kavafis («Um nobre bizantino, no exílio, versificador» - LM2, Vol. III pp. 564)

- Czesław Miłosz («Leituras» - LM2, Vol. III pp. 579)

- Dinu Flamand ([já não terás de encher de cera] – LM2, Vol. IV pp. 507)

- LAO TSE. «Quarenta e sete», in Tao Te Ching: Livro da Via e da Virtude

 

POESIA E ÉTICA

- Jorge de Sena («Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya» - pp. 566)

- Alfred Tennyson («Ulisses» - pp. 195)

- Francisco de Assis («O cântico do Sol» - pp. 80)

- Konstantinos Kavafis («Esperando os bárbaros» - pp. 545)

- Karl Kraus ([Não me perguntem em que andei ocupado] – pp. 549)

 

- Omar Khayyâm, [sabes lá o que o futuro te vai dar] – pp. 433 (Persas)

 

REFLEXÃO METAFÍSICA

- Francisco Manuel de Melo («Mundo incerto» - pp. 506)

- Francisco de Sá de Miranda («Soneto XX» - pp. 510)

- Friedrich Hölderlin («A meio da vida» - LM2, Vol. III pp. 254)

- Eugenio Montale («Não cortes, tesoura, aquele vulto» - LM2, Vol. III pp. 324)

- Bernardo de Claraval ([Inclina para Ti, ó Deus] – LM2, Vol. IV pp. 460)

- John Donne ([Não te orgulhes, ó Morte, em te haverem chamado] – LM2, Vol. IV pp. 495)

- Francisco de Quevedo («Representa ‑se a brevidade do que se vive e quanto nada parece o que se viveu» - LM2, Vol. IV pp. 614)

- Pierre de Ronsard ([Qual no ramo se vê no mês de Maio a rosa] – LM2, Vol. IV pp. 622)

- Du Fu, «Pensamentos nocturnos» - LM3, Vol. V pp. 458 (China)

- [Fernando PESSOA] Ricardo Reis. [Não tenhas nada nas mãos]

- Luís de CAMÕES. [Erros meus, má fortuna, amor ardente]

 

HOMENAGEM E IMORTALIDADE

- Bocage («Camões, grande Camões, quão semelhante» - pp. 545)

- Natália Correia («No túmulo de Florbela» - pp. 570)

- Florbela Espanca («Ser Poeta» - pp. 578)

- Garrett («Canto décimo» de Camões de Almeida Garrett. pp. 580 a 584)

- Ferreira Gullar («Traduzir ‑se» - pp. 585)

- Herberto Helder ([tão fortes eram que sobreviveram à língua morta] – pp. 589)

- Vasco Graça-Moura («homenagem a homero» - LM1, Vol. II pp. 346)

- António Gomes Leal («O novo livro» - LM1, Vol. II pp. 373)

- José Tolentino Mendonça («Antígona e a lei dos homens» - LM1, Vol. II pp. 380)

- J.W. Goethe («Prometeu» - pp. 127)

- Rafael Alberti («Tu fizeste aquela obra» - LM2, Vol. III pp. 515)

- Torquato Tasso («Em louvor do senhor Luís de Camões, que escreveu em língua hispânica da viagem de Vasco» - LM2, Vol. III pp. 615)

- Hart Crane, «No túmulo de Melville» - LM3, Vol. VI pp. 216

- Ronny Someck, «Carta a Fernando Pessoa» - LM3, Vol. VI pp. 258

- Ion Mircea, «A matriz», trad. Corneliu Popa, in Antologia de Poesia Romena Contemporânea, Lisboa: Guerra e Paz, 2019, p. 169

- LI BAI (ou LI PO). «Lamento nos degraus de Jade»


Em cada TÓPICO, a um breve ensaio será associado um conjunto de poemas, e o diálogo entre ambos os discursos permitirá conceptualizar diferentes abordagens das questões acima referidas.

 

AVALIAÇÃO.

Em termos de avaliação, e em função das alterações que tiveram de ser introduzidas, eis os seus termos:

            i) UM teste presencial (50%).

            ii) TRÊS planos de trabalho teórico-prático (UMA página A4 cada) a entregar ao longo do semestre (até ao início da aula em que os textos respectivos sejam analisados) (5% cada), num total de 15%.

        iii) participação activa e oportuna na discussão em aulas (preferencialmente Teórico-Práticas), com evidência de leitura e preparação dos textos indicados (35%).

 

Avaliação:

1)      Presença e qualidade da participação oral nas discussões, configuradas em torno dos textos em análise (30%).

2)    Apresentação de 2 reflexões, de até 200 palavras cada, sobre diferentes modos como os poemas colocam as questões teórico-críticas trabalhadas (2 x 10%) (20%) (a entregar ATÉ ao dia em que os poemas em questão forem trabalhados em aula).

3)     Teste final: 50%.

 

Bibliografia:

Biblos — Enciclopédia VERBO das Literaturas em Língua Portuguesa. Lisboa: Verbo, 1995.

Dictionaire des Genres et Notions Littéraires, Paris: Albin Michel, 2001.

Gusmão, Manuel. Tatuagem e Palimpsesto, Lisboa: Assírio e Alvim, 2010.

Irena R. Makarík (ed.), Encyclopedia of Contemporary Literary Theory. U. Toronto pr., 1994.

Preminger, Alex, et al. New Princeton Encyclopedia of Poetry and Poetics, Princeton, Princeton University Press, 1993.

 

Acompanhamento tutorial: por marcação.