Sumários

Júlio César de Shakespeare

23 Novembro 2020, 11:00 Patrícia Soares Martins

Caracterização dos três aspectos estruturais mais importantes: espaço, tempo e acção ("fabula" na Poética) na peça de Shakespeare. Alguns dos seus motivos mais importantes: o conflito entre o sentido do dever e a vida privada,  o pano de fundo da história e os sucessivos crimes que precipitam o final da República. A justiça post-mortem: Pompeu, César e Bruto.  O papel dos presságios e das superstições, do fantasma aos prodígios e previsões dos áugures. Os suicídios e o estoicismo. 


O problemático e o "pathos", caracterísiticas do modo dramático segundo Emil Staiger. 


A literatura como arte e como conhecimento.

18 Novembro 2020, 18:30 Fernando José Branco Pinto do Amaral

A literatura como arte e como conhecimento.

Noções de cultura, ciência e conhecimento.


Júlio César, de William Shakespeare

17 Novembro 2020, 09:30 Patrícia Soares Martins

Aspectos estruturais da peça de Shakespeare, Júlio César. As fontes historiográficas seguidas por Shakespere; Plutarco, As Vidas Paralelas.

A originalidade da perspectiva de Shakespeare sobre as personagens e os eventos do final da República romana narrados por Plutarco.
Podemos considerar que, emalguns aspectos, a peça segue o modelo da tragédia consagrado na Poética, em particular no que Aristóteles chamava o "reviramento da acção" perpetrado pela personagem trágica. Mas em outros momentos, os princípios consagrados na Poética não são seguidos ( em particular a lei das três unidades).

A teoria aristotélica da catarse e a caracterização do erro trágico, que precipita a hamartia, o destino trágico da personagem.  O herói trágico  da antiguidade e o herói problemático, de Shakespeare.

Uma peça com várias personagens principais: Júlio César, Bruto, Cassio e Marco António.



Conclusão da aula anterior.

16 Novembro 2020, 18:30 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Conclusão da aula anterior.

Tradição e invenção.
Clássicos e românticos. Modernismos e vanguardas.
Os "antigos" e os "modernos".


Conclusão da aula anterior.

16 Novembro 2020, 17:00 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Conclusão da aula anterior.

Tradição e invenção.
Clássicos e românticos. Modernismos e vanguardas.
Os "antigos" e os "modernos".