Sumários

Temas de Teoria: definição de Teoria.

23 Fevereiro 2018, 08:00 Bernardo Machado Mota

Exposição de Culler 1: exemplos de Teoria (Foucault e Derridas).

Discussão do conto "Eveline" de Dubliners, de James Joyce.

Trivialidade e complexidade de interpretação. Construção de significado no momento da leitura de uma obra literária.


Início da leitura de Platão

22 Fevereiro 2018, 10:00 Simão Valente

Livro X da República


Platão e a cidade ideal: o lugar da poesia
Poesia e mimese
Introdução à Alegoria da Caverna.


Introdução à UC de O Estudo da Literatura

20 Fevereiro 2018, 08:00 Bernardo Machado Mota

Apresentação do programa e das normas de avaliação (três testes de aula; o primeiro corresponde a 25% da nota final, o segundo corresponde a 35% da nota final, e o último corresponde a 40% da nota final.
Discussão do conto "Eveline" de Dubliners, de James Joyce.


Apresentação

19 Fevereiro 2018, 10:00 Simão Valente

A cadeira pretende introduzir os alunos à prática da leitura crítica de textos literários, com especial atenção ao método de close reading. Em paralelo, serão igualmente fornecidos textos teóricos que permitam compreender algumas das questões académicas fundamentais do estudo da literatura, especificamente de Platão (livro X de A República), Aristóteles (Poética), Auerbach (Mimesis, Capítulo 1), Barthes (“A morte do autor”).

 

As obras primárias em estudo são: Macbeth, William Shakespeare, Se numa noite de Inverno um Viajante, Italo Calvino, uma selecção de poemas e textos breves incluindo autores como Lapo Gianni, John Keats, Billy Collins, Frei Tomé de Jesus, Baudelaire, Adélia Prado.


As aulas procederão de forma teórico-prática, na qual a exposição da parte do docente deve funcionar como incentivo ao debate. Uma antologia reunindo os textos breves incluídos no programa será disponibilizada através de uma pasta partilhada pela turma. Edições e traduções fiáveis serão indicadas para os textos mais longos.


A avaliação será feita de forma contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A classificação final resulta da média ponderada de quatro elementos obrigatórios: dois exercícios escritos presenciais (40% da nota final cada um) e dois trabalhos escritos individuais (10% da nota final cada um). É também valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas.