Sumários

Novos media e performance

2 Novembro 2015, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Comentário e análise do texto de Sue-Ellen Case, "Dracula's Daughters: In-Corporating Avatars in the Cyberspace". Trabalho de grupo com objectivo de responder a duas questões: como é que a questão é género é explorada em performances digitais e de que forma a autora explora a metáfora do título do ensaio como exemplo da utilização do corpo em performances digitais.
Visionamente de alguns exemplos de prátcias artísticas que exploram as potencialidades das novas tecnologias.


Corpo como espaço performativo

28 Outubro 2015, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Continuação da aula anterior. Análise de exemplos de trabalhos artísticos que têm o corpo como espaço de intervenção, entre eles Orlan e Sterlac.
Corpo como espaço de intervenção e arquivo. Análise e comentário do texto de André Lepecki, "The body as archive: will to re-enact and the afterlives of dances".


Body Art. Arte da Performance e o corpo

26 Outubro 2015, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Conclusão da aula anterior. Discussão em torno do vídeo-instalação "cornered" (1989) de Adrian Piper.
Introdução à body art e apresentação e comentário do texto de Carolee Schneemann, "From More Than Meat Joy". Concepção filosófica e práticao do trabalho da artista, reflexão em torno das questões centrais do seu trabalho: sexualidade, sensualidade, subjectivdade feminina, corpo como espaço de intervenção. Visonamento de um excerto da performance Meat Joy. Discussão.


performatividade de género

21 Outubro 2015, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Continuação da aula anterior. Análise e comentário do texto de Judith Butler, "Performative Acts and Gender Constitution". género como construção política. Implicações para os Estudos de Performance. Visonamenro e comentário de alguns exemplos de trabalhos artísticos que questionam a construção de género e raça: Hanna Wilke, Tim Miller, Adrian Piper.


Performatividade, linguagem e identidade

19 Outubro 2015, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Conclusão da aula anterior. Visonamento de um vídeo de uma coreografia de Merce Cunningham com música de John Cage, Variations V. Relação com o texto de Cage e os princípios de indeterminação, ritmo, silêncio e movimento defendidos pelo autor.
Análise e comentário do texto de J.L. Austin, "Performative utterances". Definição de performativo segundo este autor e implicações para o estudo da performance. Função performativa da linguagem e constatação de que todas as realidades sociais são construídas (género, raça, identidade).