Sumários
Poesia e música na obra de Fernando Pessoa
16 Dezembro 2016, 14:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
A alegada capacidade denotativa da música (exemplos de Janequin, Schubert e Messiaen para representação de sons, de estados de alma e de conceitos). A visão auto-referencial da música segundo Walter Pater e a escala crescente, tendo a base em "Gomes Leal", de Pessoa, o ponto intermédio em "Debaixo do vulcão", de Carlos de Oliveira, e o ponto culminante em "Amátia", de Jorge de Sena. A visão alternativa cultivada por Fernando Pessoa, segundo a qual a poesia partilha o som com a música, a imagem com as artes pictóricas, o pensamento com as disciplinas filosóficas.
Not Taught.
14 Dezembro 2016, 14:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
A aula não foi leccionada por ter sido marcada para período coincidente uma reunião do Conselho Científico, de que sou membro.
Exercício escrito 2
9 Dezembro 2016, 14:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
Exercício escrito 2
Uma espécie de música?
7 Dezembro 2016, 14:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
Dimensão sonora e semântica de "Edoi lelia doura" para Herberto Helder e para Rip Cohen/Federico Corriente. O poema de Fernando Pessoa "Gomes Leal" como exemplo da confluência entre dimensão semântica e dimensão sonora, em confronto com "Debaixo do vulcão", de Carlos de Oliveira, e "Amátia", de Jorge de Sena.
Revisões
2 Dezembro 2016, 14:00 • João Miguel Quaresma Mendes Dionísio
Revisões e simulação de exercício escrito.