Programa

A unidade curricular pressupõe três módulos distintos, que todavia se articulam entre si. O primeiro centra-se em torno da análise de poemas ou trechos muito concretos, não necessariamente emblemáticos da obra de Pessoa, com o propósito de tornar pertinentes alguns aspectos habitualmente menos considerados dessa obra. Tais análises, e os aspectos que delas sobrevenham, tornam oportuna a reconfiguração do lugar de Pessoa na tradição literária nacional e internacional, de que o segundo módulo se ocupa. A visão panorâmica desse lugar contempla, entre outras coisas, a relação de Pessoa com a modernidade que ajudou a construir, mas também a compreensão do legado artístico que recebeu ou os caminhos a que, seguindo-lhe as pisadas, acabou por ser levado. O terceiro módulo ocupa-se do projecto heteronímico, enquanto eixo central de um lugar agora reconfigurado, e pretende mostrar de que modo os três heterónimos maiores, quando postos em relação uns aos outros, constituem a expressão acabada do poeta que Fernando Pessoa foi.

 

Avaliação

A avaliação é contínua e contempla 1 exercício de close-reading (20%), 1 ensaio escrito (30%), 1 teste presencial (40%) e participação nas aulas (10%).

 

Bibliografia

Castro, Ivo (1990). Editar Pessoa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Feijó, António (2015). Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes). Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Lourenço, Eduardo (1981). Pessoa Revisitado: Leitura Estruturante do Drama em Gente (2ª edição) Lisboa: Moraes Editores.

Patrício, Rita (2012). Episódios da Teorização Estética em Fernando Pessoa. Famalicão: Edições Húmus.

Sepúlveda, Pedro (2013). Os Livros de Fernando Pessoa. Lisboa: Babel.

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