Sumários

Paulismo, Interseccionismo e Sensacionismo

28 Fevereiro 2024, 12:30 Patrícia Soares Martins


Sobre o Paulismo, Interseccionismo e Sensacionismo e as ligações preferenciais que cada um destes termos mantém respectivamente com o Simbolismo-Decadentismo, com o Cubismo e "uma linha que vai de Walt Whitman aos futuristas" (Intro a Pessoa, Sobre o Orpheu e o Sensacionismo, Assírio & Alvim, 2015, 9). O Sensacionismo, "ismo" de Orpheu e a especificidade do  sensacionismo Pessoano, em articulação com a Heteronímia. 
Leitura de "Rodopio" de Mário de Sá-Carneiro e de algumas cartas deste escritor a Pessoa sobre o Paulismo, a Renascença Portuguesa, os movimentos de vanguarda em Paris, e Orpheu

A Nova Poesia Portuguesa

26 Fevereiro 2024, 12:30 Patrícia Soares Martins


Os três traços que no  ensaio publicado na revista A Águia em 1912 servem a Pessoa para caracterizar a "Nova Poesia" : o vago, o subtil e o complexo. A possibilidade de conciliação de uma poesia objectiva e subjectiva. O papel da "imaginação" ou a possibilidade de "pensar e sentir por imagens". 

Leitura e comentário de "Impressões do Crepúsculo" poema com que se inicia o Paulismo, com ecos na correspondência entre Pessoa e Sá-Carneiro. Leitura de alguns passos das cartas de Sá-Carneiro que o mencionam. 

O ortónimo

21 Fevereiro 2024, 12:30 Patrícia Soares Martins


A teoria da heteronímia, do "drama em gente"  à hipótese psiquiátrica colocada na "Carta sobre a génese dos heterónimos". 

Pessoa e o questionamento da figura do Autor. Antecedentes desse questionamento no romantismo e em particular no simbolismo com as obrasde Rimbaud e de Mallarmé. 
O ortónimo no meio dos heterónimos, referido como um deles em textos ficionais (nomeadamente em Notas para a Recordação do Meu  Mestre Caeiro" de Campos. 
O autor como "relevo real suposto" ( plano para Aspectos, de 1920)   mas como  enigma persistente que confere a unidade ao conjunto. 

Modelos de compreensão do universo textual pessoano

19 Fevereiro 2024, 12:30 Patrícia Soares Martins


A heteronímia tal como Pessoa a ela se refere na "Tábua Bibliográfica" de 1928 e na Carta a Casais Monteiro de 1935. 

Caracterização, por Eduardo Lourenço em Pessoa, Rei da Nossa Baviera (1983) do que o crítico considera ser os três modelos de compreensão da heteronímia. Algumas posições mais  recentes sobre a heteronímia pessoana que se repartem igualmente por aquelas três modalidades. 

Conversa acabada.

14 Fevereiro 2024, 12:30 Patrícia Soares Martins


Fisonamento (parcial) do filme de João Botelho, Conversa Acabada.