Sumários
Início do estudo detalhado de cada domínio prosódico. A sílaba como um domínio prosódico. O acento como uma propriedade fundamental da palavra prosódica no Português.
17 Março 2016, 12:00 • Marina Vigário
Início do estudo detalhado de cada domínio prosódico. A sílaba como um domínio prosódico. Elementos sobre a constituição e a formação da sílaba no Português. Relação entre sílaba e morfema. Processos fonológicos que têm a sílaba como domínio. A palavra prosódica e o acento de palavra. O acento como uma propriedade fundamental da palavra prosódica em línguas como o Português. Discussão sobre as duas hipóteses mais fortes para dar conta da distribuição do acento no Português: a hipótese "fonológica" e a "morfofonológica". A formação da palavra prosódica nas línguas, e em particular no Português Europeu.
Bibliografia listada nos materiais projectados em aula, disponíveis na página da disciplina:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/EPS/EPS.html
Caracterização de aspectos fundamentais da estrutura prosódica.
15 Março 2016, 12:00 • Marina Vigário
Caracterização de aspectos fundamentais da estrutura prosódica: constituintes que a integram, sua arquitectura, universalidade, ausência de isomorfismo com constituintes morfológicos ou sintácticos, notas sobre a interface com outras componentes da gramática – exemplificação abundante.
Bibliografia listada nos materiais projectados em aula, disponíveis na página da disciplina:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/EPS/EPS.html
Realização de uma ficha de exercícios
10 Março 2016, 12:00 • Marina Vigário
Realização de uma ficha de exercícios versando sobre a matéria trabalhada até à data. Breve discussão sobre algumas das questões colocadas na ficha.
Ficha de exercícios (Exercícios I – Parte A) e referências fornecidas em aula e nos materiais disponíveis na página da disciplina
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/EPS/EPS.html
Marcação provisória dos momentos de avaliação (feita nesta aula);
Marcação definitiva dos momentos de avaliação estabelecida na aula de 29 de Março, apresentada abaixo e na página da UC:
Teste escrito: 17/06 (11h-13h, sala Leite Vasconcelos)
Apresentações orais dos trabalhos: 14/06 (a partir das 10h, sala Leite Vasconcelos)
Entrega dos trabalhos escritos: 17/06 (no secretariado do DLGR)
Elementos introdutórios: diversas áreas em que a prosódia desempenha um papel relevante (conlcusão)
8 Março 2016, 12:00 • Marina Vigário
Elementos introdutórios: diversas áreas em que a prosódia desempenha um papel relevante (conclusão). Construções sintácticas em que a escolha da ordem das palavras é sensível a factores de natureza prosódica, como o tamanho/peso dos constituintes. O papel da marcação prosódica nos estádios iniciais de aquisição da linguagem, com exemplificação da importância da prosódia na identificação do parâmetro de ordem básica das palavras nas línguas e na segmentação de palavras. Marcação e organização prosódica nas línguas gestuais e prosódia visual na modalidade oral. A importância da prosódia na aprendizagem e proficiência da leitura e da escrita: reflexos da prosódia na escrita e erros ortográficos e de pontuação relacionados com questões prosódicas. A importância da prosódia na qualidade dos sistemas de reconhecimento e síntese da fala.
Bibliografia listada nos materiais projectados em aula, disponíveis na página da disciplina:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/EPS/EPS.html
Elementos introdutórios: diversas outras áreas em que a prosódia desempenha um papel relevante.
3 Março 2016, 12:00 • Marina Vigário
Elementos introdutórios: diversas áreas em que a prosódia desempenha um papel relevante. A prosódia nas distinções lexicais. A organização prosódica como pista para a organização sintáctica, com exemplificação de situações de ambiguidade resolvidas prosodicamente. Pequena experiência com os alunos reveladora do impacto de uma má organização prosódica na compreensão de um enunciado não-ambíguo. Construções sintácticas em que a escolha da ordem das palavras é sensível a factores de natureza prosódica, como o tamanho/peso dos constituintes.
Bibliografia listada nos materiais projectados em aula, disponíveis na página da disciplina:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/EPS/EPS.html