Docente | Instructor

Maria Leonor García da Cruz, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt


Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

 

1. Configurações e tendências económicas no Mundo moderno:

– Debate de modelos construídos: Populações, produções, técnicas. Rotas e redes intercontinentais. Expansão ultramarina ibérica e valorização sucessiva de áreas europeias. . Conexões mundiais. Crescente interdependência entre Islão, China, Europa. Problemática da globalização.

– Novas abordagens: interesses locais e longínquos interligados em várias zonas do mundo, intermediação, migrações e diásporas, identidades múltiplas, género, miscigenações.

 

2. Sociedades e economias - paralelismo ou divergência:

– Mecanismos ideológicos, hierarquias sociais, propriedade e gestão de bens. Reavaliações sociais, éticas e de religião. Marginalidades. Formas de controlo. Assistência. Autoridades, jurisdições senhoriais e municipais, grupos de pressão.

– Poderes, investimentos e gestão dos recursos: revolução de preços, sistemas tributários e monetários, aparelhos fiscais, investidores e agentes, sociedades, companhias e bancos, mercados internos e internacionais, esferas públicas e privadas.

 

Avaliação | Grading and Assessment 


Métodos pedagógico-científicos:

–  Acesso rápido a debate historiográfico na especialidade, inovado via b-learning e tecnologias digitais, numa aprendizagem centrada na autonomia do estudante e papel científico-tutorial da docente, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas actualmente mais relevantes, incluindo no âmbito da história conectada.

–  Análise de textos e imagens, comparativa, com contributo interdisciplinar, no âmbito de temática previamente seleccionada. Desenvolvimento de Forum com temas específicos.

–  Construção individual de base de dados: organização de bibliografia especializada e actualizada; registo de escritos e de representações iconográficas; compilação e organização de projectos, pareceres, registos administrativos, legislação; levantamento prosopográfico de agentes; inventário de ofícios, missões e processos.

–  Acções com redes de investigadores: conferências, oficinas e visitas de estudo.

 

Avaliação:

–  Reflexão crítica, individual e colaborativa em aula, conferências e em fórum, sobre trabalho de campo, comentário de fontes, confronto de perspectivas teóricas e metodológicas, informação científica actualizada (30%).

–  Elaboração de trabalho individual de pesquisa (70%). 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Bonney, R. (ed.). Economic Systems and State Finance. Oxford: Oxford University Press, 2002.

Braudel, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo, Séculos XV‐XVIII. Lisboa: Teorema, 1992. 3 vs.

Cruz, Maria Leonor García da. A Governação de D. João III: a Fazenda Real e os seus Vedores, Lisboa, CHUL, 2001. Online, 2011: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2584

De Zwart, Pim e Jan Luiten van Zanden. The Origins of Globalization. World Trade in the Making of the Global Economy, 1500-1800. “New Approaches to Economic and Social History”. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

Gruzinski, S. As quatro partes do mundo: historia de uma mundialização. São Paulo: EDUSP-UFMG, 2014.

Loureiro, Guilherme Maia de. Estratificação e Mobilidade Social no Antigo Regime em Portugal (1640-1820). Lisboa: Guarda-Mor, 2015.