Maria Leonor
García da Cruz, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt
Programa (na
língua de ensino) | Course description
(in language of instruction)
1. Sociedades e economias no Mundo moderno:
– Populações, produções, técnicas. Rotas e redes
intercontinentais. Expansão ultramarina ibérica e valorização sucessiva de
áreas europeias. Conexões mundiais. Crescente interdependência entre Islão,
China, Europa. Problemática da globalização.
– Debate de modelos construídos e novas
abordagens: interesses locais e longínquos interligados em várias zonas do
mundo, intermediação, migrações e diásporas, identidades múltiplas, género,
miscigenações.
2. Poderes, investimentos e gestão dos recursos:
– Mecanismos ideológicos, hierarquias sociais,
propriedade e gestão de bens. Reavaliações sociais, éticas e de religião.
Marginalidades. Formas de controlo. Assistência. Autoridades, jurisdições
senhoriais e municipais, grupos de pressão.
– Paralelismo ou divergência: revolução de preços,
sistemas tributários e monetários, aparelhos fiscais, investidores e agentes,
sociedades, companhias e bancos, mercados internos e internacionais, esferas
públicas e privadas.
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Avaliação | Grading and Assessment
Métodos
pedagógico-científicos:
– Acesso rápido a debate historiográfico na
especialidade, inovado via b-learning e tecnologias digitais, numa
aprendizagem centrada na autonomia do estudante e papel científico-tutorial
da docente, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas
actualmente mais relevantes, incluindo no âmbito da história conectada.
– Análise de textos e imagens, comparativa,
com contributo interdisciplinar. Desenvolvimento de Forum com temas
específicos.
– Construção colectiva de base de dados:
organização de bibliografia especializada e actualizada; registo de escritos
e de representações iconográficas; compilação e organização de projectos,
pareceres, registos administrativos, legislação; levantamento prosopográfico
de agentes; inventário de ofícios, missões e processos.
– Acções com redes de investigadores:
conferências, oficinas e visitas de estudo.
Avaliação:
– Reflexão crítica, individual e colaborativa
em aula, conferências e em fórum, sobre trabalho de campo, comentário de
fontes, confronto de perspectivas teóricas e metodológicas, informação
científica actualizada (30%).
– Elaboração de trabalho individual de
pesquisa (70%).
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Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Bonney, R. (ed.). Economic
Systems and State Finance. Oxford: Oxford University Press, 2002.
Braudel, Fernand.
Civilização Material, Economia e Capitalismo, Séculos XV‐XVIII. Lisboa:
Teorema, 1992. 3 vs.
Cruz, Maria Leonor
García da. “O Estudo das Práticas Financeiras na Época Moderna: Exigência de
uma Cultura Convergente”. Fluxos & Riscos - Revista de Estudos Sociais,
Vol 2, n.1, 2017, do CPES – Universidade Lusófona, pp. 63-82. Online:
https://www.academia.edu/35547657/Fluxos_and_Riscos_Vol.2_No_1_2017_ ;
Cruz, Maria Leonor
García da. A Governação de D. João III: a Fazenda Real e os seus Vedores,
Lisboa, CHUL, 2001. Online, 2011: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2584
De Zwart, Pim e Jan
Luiten van Zanden. The Origins of Globalization. World Trade in the Making
of the Global Economy, 1500-1800. “New Approaches to Economic and Social
History”. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
Gruzinski, S. As
quatro partes do mundo: historia de uma mundialização. São Paulo:
EDUSP-UFMG, 2014.
Kamen, Henry. Early Modern European Society. Londres e
Nova Iorque: Routledge, 2005.
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