Sumários

Leitura e análise de um artigo sobre globalização.

24 Setembro 2018, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Leitura e análise do artigo “Globalisation: the rise and fall of an idea that swept the world” (14/7/2017) publicado no jornal The Guardian. Resposta a um conjunto de perguntas sobre as vantagens e ameaças da globalização.

 

Bibliografia:

Axford, Barrey (2013), The theories of globalization. Wiley, Polity Press, Cambridge. (cap. 1).

Turner, Brian S. (ed.) (2011), The Routledge International Handbook of Globalization Studies. Routledge, Abingdon. (cap. 1).

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=711


Leitura e análise de um artigo sobre globalização.

24 Setembro 2018, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Leitura e análise do artigo “Globalisation: the rise and fall of an idea that swept the world” (14/7/2017) publicado no jornal The Guardian. Resposta a um conjunto de perguntas sobre as vantagens e ameaças da globalização.

 

Bibliografia:

Axford, Barrey (2013), The theories of globalization. Wiley, Polity Press, Cambridge. (cap. 1)

Turner, Brian S. (ed.) (2011), The Routledge International Handbook of Globalization Studies. Routledge, Abingdon. (cap. 1)

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=711


Apresentação, programa da u.c., avaliação e bibliografia. 1. A globalização / mundialização e os sistemas mundiais: teorias e interpretações.

24 Setembro 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação das docentes aos alunos. Apresentação do programa da unidade curricular, sistema de avaliação, bibliografia e forma de funcionamento das aulas teóricas e práticas. 1. A globalização / mundialização e os sistemas mundiais: teorias e interpretações. O trabalho de Immanuel Wallerstein e a sua relevância para o desenvolvimento de uma nova abordagem das relações no sistema-mundo. Os estágios de desenvolvimento do processo de globalização. Definições de globalização. As perspectivas optimistas (Wasserstrom) e pessimistas (Samuel Huntington) sobre a globalização. A importância da "glocalização" ou da interação e fusão entre culturas locais e processos globais.

Alunos em Regime Geral: 1) Teste final – 50%; 2) Trabalho prático de grupo (2 ou 3 pessoas) com apresentação oral – 40%; 3) Apreciação do progresso individual, com base em pequenos exercícios nas aulas – 10%.

Alunos em Regime de Avaliação Especial: 1) Teste final – 60%; 2) Trabalho individual com apresentação oral – 40%.


Bibliografia Geral da UC:

Axford, Barrey (2013), The theories of globalization. Wiley, Polity Press, Cambridge.

Castells, Manuel (2003), A Sociedade em Rede. Lisboa: Edições F. Calouste Gulbenkian.

Fiori, José Luís (2009), “O poder global e a nova geopolítica das nações”. Crítica y Emancipación (2), pp. 157-183.

Jørgensen, Knud et al. (eds.) (2015), The SAGE Handbook of European Foreign Policy. Sage, London.

Knox, P.; Agnew, J. A.; Mccarthy, L. (2014), The geography of the world economy. Routledge, Abingdon.

Piketty, Thomas (2014), O Capital no séc. XXI. Lisboa, Círculo de Leitores / Temas e Debates.

Sheppard, E. (2016), The limits to globalization: Disruptive geographies of capitalist development. Oxford University Press, Oxford.

Turner, Brian S. (ed.) (2011), The Routledge International Handbook of Globalization Studies. Routledge, Abingdon.

Bibliografia específica para a aula:

Axford, Barrey (2013), The theories of globalization. Wiley, Polity Press, Cambridge. (cap. 1)

Turner, Brian S. (ed.) (2011), The Routledge International Handbook of Globalization Studies. Routledge, Abingdon. (cap. 1)

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=711


Não houve aula pois a docente encontra-se a participar no evento “Workshop & International Conference: Human Rights In Higher Education” do projecto MEHR.

17 Setembro 2018, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Não houve aula pois a docente encontra-se a participar no evento “Workshop & International Conference: Human Rights In Higher Education” do projecto MEHR .


Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=711


Não houve aula pois a docente encontra-se a participar no evento “Workshop & International Conference: Human Rights In Higher Education” do projecto MEHR.

17 Setembro 2018, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Não houve aula pois a docente encontra-se a participar no evento “Workshop & International Conference: Human Rights In Higher Education” do projecto MEHR.

  

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=711