Unidade Curricular | Course Unit
Estágio |
Código da Unidade Curricular | Course ID
CDI6.555921 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
2º |
Semestre | Semester
1º |
Docente(s) | Instructor(s)
Carlos Guardado da Silva |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Os conteúdos programáticos são selecionados e desenvolvidos de acordo com os trabalhos de projeto e projetos desenvolvidos em contexto organizacional, no âmbito do estágio, pelos alunos. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Tendo presente os objetivos da UC, o Estágio decorre em contexto de trabalho numa organização, sob a orientação de um técnico local, a par do orientador o Relatório de Estágio da Faculdade de Letras, que permite aplicar os conteúdos teóricos adquiridos no mestrado, discutindo-os e cruzando as diversas metodologias, em função dos conteúdos, assim como dos interesses dos projetos e dos alunos. Os dois momentos formais de avaliação [trabalho individual de revisão da literatura (60%) e metodologia usada no desenvolvimento do projeto de estágio (40%)] a somar à avaliação do estágio numa entidade, representando aqueles 50% e esta 50%, permitem ao orientador do Relatório de Estágio avaliar a aquisição de competências, em virtude dos objetivos da UC. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Abadal Falgueras, E. (2004). Gestión de proyectos en información y documentación. Gijón: Trea; Albitz, B., Avery, C & Zabel, D. (ed.) (2014). Rethinking collection development and management. Libraries unlimited; Eastwood, T. & MacNeil, H. (ed.) (2016). Correntes atuais do pensamento arquivístico. UFMG; Heymann, L. & Nedel, L. (ed.) (2018). Pensar os arquivos: uma antologia. FGV; Lima, G. A. (ed.) (2018) Bibliotecas Digitais: novas tendências na navegação em contexto. Editora Interciência; Mariz, A. C. A. (2012). A informação na Internet: Arquivos públicos brasileiros. FGV. Para além da bibliografia já indicada ao longo do primeiro ano relativa às práticas e métodos de investigação, a bibliografia a recomendar depende de cada um dos projetos a desenvolver pelos alunos. |