A revelação da Beleza no Fedro

16 Março 2017, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Passos argumentativos do Banquete (Symposion)

- eros como desejo, posse e procriação na Beleza

- função mediadora de eros

- a sabedoria do amor

- A ascensão dialéctica do sensível ao inteligível ou a pedagogia pelo desejo-amor.

um corpo, muitos corpos / virtude da alma, acções/ conhecimentos

- Da escala gradual (ordem exacta) à visão súbita (intuitiva) (210 e): a Beleza como Ideia

 “não se vê uma imagem, mas a verdade” (212)

Graus/ degraus do ser = graus/ degraus da Beleza

 

Questão: é preferível ser amante ou ser amado?

- A dialéctica do amante e do amado (discurso de Alcibíades), Banquete 215 a e ss.

 

 A revelação da Beleza no Fedro

Diálogos esotéricos e exotéricos

- 1º discurso de Sócrates (237 a – 243 e) - Retomação das teses do Banquete

- 2º discurso de Sócrates (244 – 247 e): - eros como mania (adivinhação – profecias – poesia – amor)

- 245c e ss: a natureza heterogénea e tensional da alma

A imagem mítica da atrelagem: nous (intelecto) / thumos (alma volitiva/ temperança e moderação) / hybris (desmesura)

- Eros entre elevação e queda.

O delírio depende do reconhecimento: a explicação pela reminiscência

 - 250: a revelação da Beleza como Luz e o privilégio da Beleza

Fedro 250 b – 252: “É certo que a Justiça, a Sabedoria, tudo o que há ainda de precioso para as almas não possuem nenhuma luminosidade nas imagens deste mundo […] Mas a Beleza era resplandecente, nesse tempo em que, unidos a um coração afortunado, esses tinham como espectáculo a beatífica visão […],

Na sua realidade, ela resplandecia entre essas realidades […],

Depois da nossa vinda até estas regiões, é ainda ela que nós alcançamos mediante aquele que é o mais brilhante dos sentidos, ela mesma brilhante com uma claridade superior […]

De facto, a visão é a mais aguda das sensações que nos chegam por intermédio do corpo; mas o Pensamento, ela não o vê!

Só a Beleza obteve esse privilégio de poder ser o que é mais evidente e cujo encanto é o mais amável.”

 253 c- 257 b: as alternativas do amor

 

 

Pode o desejo cessar / amor acabar?

 

 

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