Paul Klee, Escritos sobre arte,
31 Maio 2017, 16:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Paul Klee, Escritos sobre arte, Teoria da Arte Moderna,1964. (anos 20 ss do século XX).
Citações referem-se à edição francesa Théorie de l’art moderne, Paris, Denoël, 1985.
Pädagogisches Skizzenbuch (Esboços Pedagógicos) (1925).
Das bildnerische Denken (O pensamento formativo), 1956 (póstumo).
O artista e a génese da criação
A parábola da árvore: raízes – tronco - ramos
o artista, intermediário entre natureza (raízes) e arte (ramos) (pp. 16-17).
A posição modesta do artista, a seiva passa por ele.
Concepção orgânica da natureza:
Goethe e as formas viventes; natura naturans (28)
“O diálogo com a natureza é para o artista uma condição sine qua non.
O artista é homem; ele próprio natureza, pedaço de natureza no ar da natureza.” (43)
“Criação” como movimento contínuo; a “génese como continuada duração” (29) .
Arte moderna e “arte infantil”
O espanto sempre renovado.
- a espontaneidade, a inocência, a imediatidade.
Como reencontrar o traço de uma infância perdida?
Os caminhos da criação
“É preciso voltar a subir do modelo à matriz” (30)
O credo do criador : “A arte não reproduz o visível, torna visível.” 34ss)
“A obra é em primeiro lugar génese, nascimento”
“A criação vive como génese sobre a superfície visível que envolve a obra.”
Primado do acto sobre o resultado.
Superação do impressionismo e do formalismo (pura construção).
O caos cosmológico e o ponto cinzento (51 ss)
p. 56: o entre.
A gramática dos elementos formais:
ponto, linha, tonalidades, cor (p. 19).
“Ponto: elemento de base, centro de toda coisa.” p. 426.
- A formação como movimento, ou a forma em devir:
o equilíbrio entre estático e dinâmico; entre repouso e tensão.
- Linha, o ponto em movimento formado pelo traço:
a tensão linha activa/passiva: da tensão entre dois pontos resulta a linha.
- Tonalidades (tom: claro/escuro); o tom indicando proximidade/afastamento.
- Cor : é qualidade, e densidade. O sistema das cores.
Para maior desenvolvimento: Ana Mantero, O traço da infância. Diálogos com Paul Klee, Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, FLUL 2000.