Sumários

Platão e a Estética

8 Fevereiro 2024, 11:00 Filipa de Almeida Afonso


Exercício de interpretação e comentário de excertos de Platão.

Platão e a Estética

6 Fevereiro 2024, 11:00 Filipa de Almeida Afonso


Platão e as raízes da Filosofia do Belo: a arte como imitação; o estatuto ontológico da arte à luz da teoria das ideias; a crítica cognitiva à arte; a crítica ética à arte; a querela entre arte e poesia.

Platão e a Estética

1 Fevereiro 2024, 11:00 Filipa de Almeida Afonso


Platão e as raízes da Filosofia do Belo: Hípias Maior e o problema da definição do belo, a relevância da teoria das ideias para a concepção do belo; o belo como universal, o belo como não sensível, e o belo como absoluto, a relação entre o belo e o bem, a refutação da teoria subjectivista do Belo; o Banquete e a teoria idealista do belo: o belo em si, o amor pelo belo, o itinerário para o belo em si; introdução à teoria da arte platónica.

Platão e a Estética

30 Janeiro 2024, 11:00 Filipa de Almeida Afonso


Platão e as raízes da Filosofia do Belo: Platão e os diálogos sobre o belo e a arte; Hípias Maior e o problema da definição do belo, a relevância da teoria das ideias para a concepção do belo.

Introdução à Estética

25 Janeiro 2024, 11:00 Filipa de Almeida Afonso


Apresentação do programa: 

1. Platão e as raízes da Filosofia do Belo: a idealização do belo; mimesis, imagem e beleza na teoria das ideias.
2. Aristóteles e as raízes da Teoria da Arte: a génese da obra como questão filosófica; mimesis, verdade e verosimilhança na teoria da obra.
3. Boaventura de Bagnoregio e Tomás de Aquino entre o objectivismo e o subjectivismo estéticos: definições de belo; a teoria do juízo do belo.
4. Kant e a radicação subjectiva da Estética: O belo nos limites do juízo de gosto; o sublime como categoria estética.
5. Hegel e a consagração da Estética como Filosofia da Arte: a arte como o lugar do belo; a arte como concretização do processo de autoconhecimento histórico do espírito.
6. Introdução às teorias contemporâneas da arte: Tolstói e a expressão de sentimentos; Bell e o formalismo; Danto e o mundo da arte; Trías e a categoria estética do sinistro.