Sumários

Estudar o ritmo

15 Março 2016, 14:00 Sónia Frota

Introdução ao estudo do ritmo. Noções de ritmo. Ritmo linguístico como um primitivo ou como um derivado. Ritmo como resultante de mecanismos perceptivos gerais (humanos e não humanos) ou específicos. Ritmo como estruturação de proeminências na língua. Ritmo e isocronia. Ritmo e propriedades fonético-fonológicas. Analisar o ritmo na produção: estudos acústicos. O caso do Português (variedades europeia e brasileira). O ritmo nas línguas: classes rítmicas ou um contínuo de variação rítmica.

 

Leituras: De la Mora et al. (2013); Nespor (1990); Dauer 1983; Ramus et al. 1999; Arvaniti 2009; Frota & Vigário 2000, 2001


Fraseamento prosódico: exercícios

8 Março 2016, 14:00 Sónia Frota

Exercícios de fraseamento prosódico.

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/PGLing/Prosodia_Ritmo_e_Melodia.htm

Constituintes prosódicos e a natureza da estrutura prosódica. Variação no fraseamento entoacional nas línguas românicas.

 

Leituras: Frota (2012); D’Imperio et al. (2005)    


A organização prosódica do Português

1 Março 2016, 14:00 Sónia Frota

Conferência da Prof.ª Paula Fikkert no âmbito da pós-graduação em Linguística: Universal constraints on speech perception and production?

O sintagma entoacional no Português. Fraseamento prosódico em PhP e IP no Português.

Leituras: Frota (2000): caps 2,3; Frota (2014)


Noções fundamentais de prosódia

23 Fevereiro 2016, 14:00 Sónia Frota

Noções fundamentais de prosódia. A organização prosódica das línguas. Palavra prosódica e sintagma fonológico no Português.

Leituras: Frota (2000): caps 2,3; Frota (2014); Nespor & Vogel (1986/2007): caps 1,2; Ladd (1996/2008): cap. 1-2; Gussenhoven (2004): cap. 2


Estudar a prosódia

16 Fevereiro 2016, 14:00 Sónia Frota

O programa, bibliografía e sistema de avaliação do seminário.

Estudar a Prosódia: viagem pelo programa do seminário e apresentação ilustrativa de domínios de investigação experimental com resultados de alguns estudos. Metodologias e sistemas de avaliação. Página do seminário: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/PGLing/Prosodia_Ritmo_e_Melodia.htm

Leituras: Frota (2011): secções 3, 4 e 5; Mateus et al. (2004): pp. 1059-60, 1066-1076; Frota (2000): cap. 1; Nespor & Vogel (2007): caps. 1-2.